Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O que é um hackmeeting

    A palavra hackmeeting foi criada nos finais dos anos 90, em Itália, para se referir a um espaço onde se reúnem hackers e ativistas sociais.

    Desde o ano 2000, anualmente e em distintas localidades, reúne-se uma comunidade heterogénea de apaixonados pelas tecnologias de informação. Convoca-os o desejo de compartilhar com outrxs o que aprenderam, de propor a realização de ações e projetos conjuntos, de denunciar situações que afetam a todos, assim como de conhecer-se cara a cara para dar às suas relações um calor e uma cor que complementem os afetos criados on-line.

    É uma experiência desprovida de formatos encartados e de las rígidas predeterminações. É um espaço em que os nicks se convertem en pessoas e onde as assambleias virtuais se tornam ação efetiva do ponto de vista intelectual, afetivo e social para avançar desenvolvimentos libertários.

    (...)

    Que atividades se realizam?

    Conferências, oficinas, mesas redondas e outro tipo de atividades a que chamamos nodos (nós). Podes dar uma vista de olhos ao Arquivo do material gerado ou ver las atividades que se realizaram em edições anteriores, para ter uma ideia dos temas tratados (http://sindominio.net/hackmeeting/index.php?title=Archivo).

    Quem está convidado a participar?

    O hackmeeting está destinado a todo tipo de pessoas que tenhan una mente aberta e curiosa com vontade de compartilhar as suas experiências e viver o encontro participando nas tarefas de preparação e coordenação como uma mais.

    Lê os ideais que promovemos, estão expostos nos manifestos.

    É gratuito?

    Sim, é gratuito. Só se paga por comer (preço popular), no caso em que decidas comer ali.

    Como se financia?

    Basicamente através da auto-venda de t-shirts.

    Como se organiza?

    Não há um grupo definido que se encarregue da organização, não existe "A Organização" como tal. Durante o ano as pessoas que desejem participar o compartilhar alguma coisa podem fazê-lo livremente. Não há que pedir licença, simplesmente fazê-lo. Tão pouco é um prerrequisito ter conhecimentos de informática.

    O hackmeeting é organizado telematicamente durante todo o ano e vai-se materializando no lugar onde se leve a cabo conforme se aproximem as datas. Praticamos o ciberassemblearismo quando não nos podemos ver cara a cara, e o assemblearismo quando sim.

    Para teres uma ideia de como se organiza um hackmeeting, talvez te sirva de ajuda dar uma olhadela no Manual (http://www.sindominio.net/hackmeeting/index.php?title=Manual).

    Como posso participar?

    Há muitas maneiras de participar, cada qual o faz à sua maneira, mas quase todos subscrevemos a lista de correio para poder participar na nossa assembleia telemática permanente, ou estar informados do que se vai passando. Si te animas a participar, suscrever a lista de correio é o primeiro passo. Apresenta-te brevemente e propõe ou pergunta sem medo, alguém te atenderá gostosamente.

    Também podes visitar la Categoría:Participa na qual se listam artigos desta wiki em que te convidam a participar.

    Quem dá as conferências, oficinas, etc.?

    As pessoas ou coletivos que respondam à chamada à participação, apresentando uma proposta de atividade ou instalação (a que chamamos nodo), e que previamente tenham sido aceites pela assembleia.

    (...)

    Onde posso dormir durante o hackmeeting?

    No hackmeeting sempre está habilitado um espaço minimamente habilitado para se dormir.

    É importante respeitar esse espaço, não fazer ruído e despejá-lo a tempo se, durante o dia se usa também para realizar atividades.

    Se tens necessidades especiais comenta-o no Grupo local com antecedência e, sem nenhum compromisso nem vergonha, porque costuma haver gente local entusiasta disposta a alojar nas suas casas os participantes no encontro.

    O que é que devo levar?

    Todo o hardware com que queiras experimentar com os demais. Também saco de dormir e colchão a não ser que se especifique que dispomos de camas e mantas para todxs no espaço onde se realiza.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].