Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Saúde


    SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A COLUNA DECORRE DESDE O DIA 10 ATÉ AMANHÃ, 16 DE OUTUBRO

    Uso inadequado de computadores prejudica coluna

    A utilização de computadores sem as precauções necessárias pode ser prejudicial à saúde, particularmente no que diz respeito à coluna, alerta a Campanha Olhe pelas Suas Costas.

    «Uma postura corporal correta frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas. É fundamental, por exemplo, ter em atenção ao posicionamento do monitor do computador que deve estar ao nível dos olhos do utilizador», explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.

    O pescoço, a parte inferior das costas e os punhos são as zonas do corpo mais afetadas pelo uso inadequado de computadores, especialmente se esta ação for repetida e continuada por longos períodos.

    «É importante que os ombros estejam descontraídos, as costas direitas e os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos rectos. A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão e o ideal é usar uma cadeira que tenha apoio para a parte inferior das costas, ou experimentar usar uma almofada nessa região», aconselha Paulo Pereira. E acrescenta: «Lembre-se também que é preciso levantar-se pelo menos de duas em duas horas, para uma breve caminhada, por exemplo ir beber água, de forma a promover a actividade dos músculos da coluna e membros inferiores».

    A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral está a promover, pela 2ª vez em Portugal, a Semana de Sensibilização para a Coluna, que decorre desde o passado dia 10 até amanhã.

    Um estudo realizado no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas indica que sete em cada dez portugueses sofrem de dores nas costas e 28,4 por cento sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas.

    Para mais informações consulte o website:

    www.olhepelassuascostas.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].