Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Curso EFA de Serviço de Andares do CSE apresentou tema da Decoração

    As formandas do curso EFA de Empregadas de Andares do Centro Social de Ermesinde (CSE) apresentou à comunidade o seu 4º tema de vida – Decoração de Andares – num evento que teve lugar no passado dia 7 de outubro, no Salão Nobre do Centro Social de Ermesinde e que contou com a presença, além das formandas – naturalmente –, e de alguns formadores, do presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, de um membro da Direção do Centro Social, Adelino Soares, e da técnica responsável pelo Centro de Formação do CSE, Albertina Alves.

    A iniciativa constou de uma exposição, um workshop e de uma apresentação digital.

    Fotos PAULA GALA
    Fotos PAULA GALA
    Uma demonstração de competências cabal foi aquilo que quiseram demonstrar as onze alunas resistentes e finalistas do curso EFA de Serviço de Andares do Centro Social de Ermesinde.

    Uma exposição de trabalhos decorativos da autoria das formandas, que incluía vários quadros/molduras e marcadores, alguns com muito humor , davam cor à sala onde decorreu a apresentação, num recanto do Salão Nobre do Centro Social de Ermesinde.

    O workshop de arranjos florais foi participado por todas, bem como, de todas, foi a autoria de um video gozado, glosando as histórias infantis, e em que se retratavam quer as formandas do curso de Serviço de Andares, quer os seus formadores e funcionários que se cruzaram com a sua atividade. A apreciar o evento estiveram o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, o membro da Direção do CSE Adelino Soares e a diretora técnica do Centro de Formação do CSE Albertina Alves, bem como alguns formadores desta valência da instituição.

    UMA HISTÓRIA...

    ENTRE OUTRAS

    foto
    A reportagem de “A Voz de Ermesinde” ouviu a delegada de turma Conceição Cunha, que contou um pouco da sua história, de como este curso tinha sido uma oportunidade na sua vida, das coisas que tinha aqui aprendido, quer as competências profissionais, quer as escolares.

    Conceição, que estava desempregada, pôde assim concluir o 9º Ano da escolaridade e além disso obter a carteira profissional de empregada de andares, que lhe permite exercer serviços em estabelecimentos hoteleiros e mesmo alguns serviços em estabelecimentos hospitalares (limpeza, arranjo de quartos, lavandaria, rouparia e outros semelhantes).

    Do ponto de vista das competências académicas aprendeu Matemática, Língua Portuguesa, e Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol – adaptado à hotelaria, precisou. E revelou as particulares dificuldades em aprender o Inglês, isto depois de já ter aprendido Francês, pois passou dois anos na Suíça, na zona de Genève.

    Ao princípio também teve medo da Matemática, juntou ainda, dando a entender ser esse um problema ultrapassado.

    Histórias muito diferentes (ou não) – sabe-se lá –, deveriam ter as outras dez finalistas do curso – Amélia Santos, Felismina Moreira, Deolinda Dias, Fernanda Costa, Diana Pereira, Cristina Figueiras, Adriana Castro, Ana Barros, Cláudia Ferreira, Deolinda Santos.

    Alguns familiares assistiram à cerimónia, entreelas estava Maria Rambóia, uma guardiã das tradições do enterro do João.

    Uma turma de alunos da Secundária também marcou a sua presença.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].