Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2011

    SECÇÃO: Destaque


    Encerramento da Ação de Formação Teatral do ENTREtanto

    Decorreu no passado dia 30 de setembro a sessão de encerramento da Ação de Formação Teatral 2011 do ENTREtanto, suscetível de marcar uma nova etapa no caminho da companhia.

    Esteve presente no evento o vicepresidente da Câmara (também vereador com o pelouro da Cultura), que salientou o trabalho feito em prol do teatro no município de Valongo e declarou ser uma honra para o concelho a vida teatral que aqui se implantou nos últimos anos.

    João Paulo Baltazar confirmou a realização do MIT em novembro.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Foi uma jornada de teatro e de festa a sessão de encerramento da Ação de Formação Teatral 2011 do ENTREtanto, que voltou a permitir aos alunos mostrar a toda a gente, no Centro Cultural de Campo, a força do teatro e de quanto estão já preparados para correr os riscos da representação, e mesmo outros, já que, mais uma vez alguns dos trechos ou peças apresentados tinham autoria dos próprios formandos, destacando-se entre todos os exercícios apresentados a peça da autoria de Laura Ferreira, quer do ponto de vista da dramaturgia, quer nalguns aspetos da cenografia e representação (a cargo de quatro das formandas).

    Mais uma vez, de início, os alunos fizeram exercícios de aquecimento (voz e corpo), no anfiteatro ao ar livre do Centro Cultural de Campo, antes de passarem para a sala de espetáculos.

    Registos bem diversos em que se invocou o Chaplin de “O Grande Ditador”, a música portuguesa, brasileira, o teatro de revista, e por aí fora. E em que, de uma forma ou de outra, o público foi sempre enleado e conivente.

    No final, quando chegou a vez da entrega dos certificados, subiram ao palco os formandos presentes e, além deles o formador, Júnior Sampaio, o vicepresidente da Câmara, João Paulo Baltazar e a técnica da Divisão da Cultura Raquel Branco.

    João Paulo Baltazar usou então da palavra para assegurar que «a autarquia tem o dever de continuar a proporcionar a possibilidade» de fazer teatro no concelho. Referiu também que o concelho de Valongo tinha orgulho na “marca” do teatro que tem vindo a ostentar, muito disso se devendo ao «grande trabalho do ENTREtanto». Agradeceu, por isso, que o deixem participar enquanto autarca neste processo e assistir, deliciado, enquanto espetador. Salientou depois a qualidade do teatro que os vários grupos já iam fazendo no concelho, inclusive «com textos originais de muita qualidade», tal como de grande qualidade na encenação.

    Chamou também a atenção para o que isso representa, trazendo muita gente ao concelho, e prestigiando levando o teatro a outros lados. Por isso mesmo garantiu todo o apoio à realização da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo.

    foto
    Não tido, na altura, feito uma referência explícita à Mostra Internacional de Teatro que o ENTREtanto tem vindo a organizar, João Paulo Baltazar foi, logo depois, perentório a este respeito, assegurando o apoio à realização da Mostra. «O MIT vai realizar-se. Em novembro».

    Mas voltemos ao palco. O final foi de euforia, com os alunos Alberto Mário dos Santos Meira, Ana Gisela Baltazar, Anabela Melo, André Pinto, Angelina Nogueira, António Cabral, António José S. Gonçalves da Rocha, Catarina Vaz, Cristina Pereira, Etelvina Baltazar, Flávio Silva, Hernani Leonel Azevedo, Inês Ferreira, Joana Manarte, Joana Melo Costa, João Castro, José Fernando Barbosa Ferreira da Silva, Laura Ferreira, Mariana Santos, Paulo Kanuko, Ricardo Raimundo, Rosário Nascimento Sousa, Sofia Dias Pereira, Sofia Principe dos Santos Sá Fernandes, Valdemar Baltazar e Filomena Gigante a receberem os seus diplomas das mãos de João Paulo Baltazar e de Raquel Branco. Ao formador, Júnior Sampaio, foi também entregue um diploma.

    Não tendo podido estar presentes na altura nesta cerimónia, receberam também os seus certificados Catarina Pinto, Florência Santos, Marco Ferraz, Maria de Fátima Sousa Carvalho Nunes, Maria Fátima Ferreira, Nanci Sousa, Pedro Filipe Rocha Almeida, Sandra Vieira Figueiredo, Sofia Joana Ferreira Nunes, Susana Vieira, Tânia Filipa Moreira Almeida, Tiago Oliveira Rodrigues, Vitor Russo, e Clara Nogueira.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].