Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2011

    SECÇÃO: Desporto


    ARTES MARCIAIS

    “Champions MMA” juntam-se aos campeões da Academia de Taekwondo de Ermesinde

    A Academia de Taekwondo de Ermesinde (ATE) iniciou no passado dia 24 de setembro aulas de outras artes marciais, mais precisamente o Jiu-Jitsu brasileiro e as Mixed Martial Arts (MMA), que assim se juntam ao Hapkido e ao Taekwondo no leque oferecido pela ATE.

    Foto SARA AMARAL
    Foto SARA AMARAL
    A ATE teve casa bem cheia no passado dia 24, para o início das aulas de MMA e Jiu-Jitsu brasileiro, artes marciais que foram ministradas pelos mestres Marcus Santos e Paulo Nogueira, e ainda do instrutor Octávio Pudivitr da Champions MMA.

    A divulgação on line, no blogue da mesma academia (academia-taekwondo-ermesinde.blogs.sapo.pt) terá contribuido parcialmente para o facto.

    A tarde iniciou-se com uma aula de Jiu- -Jitsu, em que os participantes combatiam por duplas. Os lutadores deste tipo de Jiu-Jitsu evitam o recurso a socos ou pontapés, dominando o adversário no chão até finalizar. Seguiu-se o MMA, ou seja, uma mistura de artes marciais que vai do Jiu-Jitsu ao Taekwondo.

    No entanto, ainda que se tendo iniciado em artes marciais diferentes, mestres, instrutores e alunos sâo unânimes: é sempre enriquecedora uma experiência noutras artes. Rita Samico, a única mulher presente, iniciou-se na capoeira e faz atualmente MMA e Taekwondo, e salienta o seu enriquecimento pessoal pelas artes marciais.

    COMPONENTE

    CÍVICA

    Da parte dos instrutores Octávio Pudivitr refere que se não iniciasse artes marciais podia ter seguido por caminhos menos corretos, mencionando assim aquela que é, de forma geral, a parte mais importante das artes marciais: a transmissão de valores.

    «Transmitir o respeito e formar pessoas de bem dentro e fora do tatami» é o que Marcus Santos deseja fazer, expandindo o projeto da Champions MMA, e conseguindo retirar a má imagem que tem sido associada ao Vale- -tudo e ao Jiu-Jitsu.

    Esta divulgação das artes marciais e do projeto Champions MMA (projeto este que pretende estender-se ao resto da Europa) concilia-se neste ponto com as pretensões antigas de Carlos Resende, diretor técnico da ATE e mestre de Taekwondo, em beneficiar a academia a nível técnico, a abrir outros horizontes a novos e antigos atletas, dando--lhes a hipótese de obterem uma aula gratuita experimental em qualquer uma das áreas.

    Por: Sara Amaral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].