Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2011

    SECÇÃO: Saúde


    ASSOCIAÇÃO ALERTA PARA PERIGO DAS ARRITMIAS CARDÍACAS

    Dia Mundial do Coração comemorou-se a 25 de setembro

    No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinalou no passado dia 25 de setembro, a Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) alerta a população para a gravidade das arritmias cardíacas, a principal causa de morte súbita.

    «Sabemos que uma grande parte das pessoas, em Portugal desvaloriza os sintomas das arritmias cardíacas e por isso não pensa correr risco de sofrer desta doença fatal. No entanto, as arritmias cardíacas continuam a ser uma das principais causas de morte súbita no nosso país e na Europa. As pessoas negligenciam, por desconhecimento, métodos simples como a medição da pulsação, um meio de diagnóstico simples para a deteção das arritmias cardíacas», sustenta o cardiologista Carlos Morais, presidente da APAPE.

    Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Os sintomas de alerta são as palpitações, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, enfraquecimento, falta de ar, dor de peito e ansiedade. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais fatores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.

    As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e uma parte significativa delas é por arritmias cardíacas.

    A Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia é uma Associação Especializada da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) criada em 1999, resultante da fusão da Associação Portuguesa de Pacing Cardíaco com o Grupo de Estudo de Electrocardiologia da SPC.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].