Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O projeto Unimos

    A Unimos é uma comunidade portuguesa de aficionados da tecnologia wireless.

    O seu propósito é desenvolver e implementar redes comunitárias metropolitanas, e as suas interligações, definir as standardizações necessárias para um bom funcionamento das redes que implementa e das suas interligações, disponibilizar informação técnica e generalista sobre redes comunitárias livres e abertas, ajudar indivíduos e organizações na construção e expansão de redes livres e abertas e alertar para uma consciencialização global sobre a liberdade de informação e comunicação.

    A plataforma Unimos está disponível a qualquer pessoa ou organização interessada em interligar os seus sistemas com outros sistemas, e que compreenda e aceite o acordo que esta interligação implica. A Unimos procura soluções que sejam estáveis e económicas. Valoriza o hardware que corra OpenWrt. Ao utilizar um sistema operativo baseado em Linux, obtem a flexibilidade necessária para a implementação da rede. O principal protocolo de roteamento utilizado é o OLSR.

    A Unimos leva o acesso à informação livre a todos. Atualmente encontram-se pontos de acesso nas seguintes localidades: Moitas Venda, Nazaré, Ourém e Quiaios.

    Qualquer pessoa pode tornar-se sócio da Unimos, sendo a filiação de 15 euros por ano e permitindo acesso exclusivo e sem custos a quaisquer eventos ou actividades da Associação, listagem no diretório de sócios e a utilização de logotipos e merchandising exclusivo. A rede Unimos é comunitária e faça-você-mesmo. Uma pessoa deve começar por identificar outros pontos de acesso à rede Unimos existentes na sua zona, e tentar entrar em contacto com os seus proprietários. Para facilitar todo o processo de ligação à rede Unimos, foi fundada a "Unimos - Associação Tecnológica", com a qual se pode contactar pelo mail [email protected].

    AS VANTAGENS

    DE SER SÓCIO

    A ligação à rede Unimos ainda não é uma operação simples. Os sócios da Unimos - AT têm acesso à configuração da sua ligação e equipamentos pela Associação. Os sócios teem também monitorização da sua ligação e são prevenidos de qualquer necessidade de intervenção no equipamento. Além destes beneficios, a quotização ajuda a suportar a infraestrutura de antenas e equipamentos da própria Associação, da qual depende a estabilidade e robustez global de toda a rede Unimos.

    GARANTIAS DE SERVIÇO

    E TIPOS DE LIGAÇÃO

    A rede é comunitária e descentralizada, como tal não pode ser dada qualquer tipo de garantia de qualidade ou disponibilidade de serviço. Depende de cada pessoa o que quer investir nas suas antenas e equipamentos para se ligar à rede. Quanto mais ligações sem-fios tiver com outros donos de equipamentos e quanto melhores forem estas ligações, melhor será a robustez do serviço, e melhor ao mesmo tempo será a fiabilidade de toda a rede.

    A ligação à rede Unimos divide-se em dois métodos distintos tanto em qualidade como em custo.

    Nesta modalidade de ligação a um ponto de acesso Unimos, o participante usa o seu dispositivo sem-fios (portátil, telemóvel, etc...) para se ligar a um ponto de acesso Unimos. Este tipo de ligação é livre e não tem quaisquer custos. O mapa de pontos de acesso encontra-se disponível para consulta em http://diariodebordo.unimos.net/pontos-de-acesso/. Este método de acesso tem uma performance limitada por diversos fatores, tais como a localização do utilizador em relação ao ponto de acesso, a capacidade do dispositivo do utilizador, a carga de utilização do ponto de acesso a que se encontra ligado, etc..

    Nesta modalidade de ligação de um equipamento de exterior a um super nó Unimos, o participante adquire um equipamento de exterior (antena e rádio) ao qual se liga directamente por cabo. Neste caso, a velocidade de acesso é sempre superior dado que são usados rádios e antenas de exterior com uma performance superior aos dispositivos sem-fios comuns (portáteis, telemóveis, etc.). Para simplificar a interligação de novos donos de equipamento, a Associação criou um pacote para sócios com as seguintes características: Antena e rádio 5GHz, já configurado para ligação à rede Unimos, manutenção e monitorização remota permanente do mesmo e suporte até 5 utilizadores na rede local. A Associação disponibiliza também um serviço de instalação no exterior que engloba suporte e acessórios de montagem, instalação e configuração do equipamento e ligação. Este pacote tem um custo variável conforme a instalação, quantidade de cabo, etc..

    DIFERENTES NOMES

    DA REDE UNIMOS

    A Unimos crê na possibilidade de construir uma rede de malha (Mesh) livre, descentralizada e com múltiplos donos, existindo tecnologia para tal.

    Os diferentes nomes refletem diferentes tipos de sinal e de equipamento no ponto de acesso. Os diferentes nomes de rede sem-fios aqui listados são todos Unimos:

    • unimos.net: sinal ad-hoc da primeira geração de equipamentos. A ligação é de difícil obtenção e a velocidade é limitada por existir alguma saturação no canal utilizado. Se houver outros sinais Unimos ao alcance, esses serão sempre preferíveis.

    • hotspot.unimos.net: sinal de ponto de acesso. Este é um sinal forte e estável, geralmente memorizável pelos dispositivos, o que possibilita a ligação automática a ele sempre que se estiver no seu raio de alcance.

    • meshdev.unimos.net e beta.unimos.net: sinais de ponto de acesso. Estes sinais são em tudo semelhantes ao hotspot.unimos.net com a particularidade de estarem a ser atualizados ou em desenvolvimento. Se se conseguir ligação e ela funcionar ainda bem, mas é necessário recordar que são pontos de acesso em desenvolvimento ou manutenção pelo que podem perder a sua ligação a qualquer momento.

    • Unimos - Freguesia Nazaré: sinal existente apenas na Nazaré e indicativo de um equipamento disponibilizado pela Junta de Freguesia. O sinal é em tudo igual ao hotspot.unimos.net.

    Por: AVE/UNIMOS

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].