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    Arquivo: Edição de 20-09-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O projeto ReactOS

    O ReactOS é um sistema operativo em software livre, desenvolvido pela ReactOS Foundation e licenciado sob a licença GNU GPL. O objetivo dos seus programadores é desenvolver um sistema operativo 100% compatível em modo binário com os programas e controladores de dispositivos para a família de sistemas Windows NT.

    Antes de ReactOS: em meados de 1996 algumas pessoas formaram um grupo chamado FreeWin95, cujo objetivo era implementar um sistema operativo que seria um clone do Windows 95. Infelizmente, como vários novos projetos Open Source ambiciosos, acabou numa discussão sem fim sobre o desenho do sistema, sem resultados.

    O início do ReactOS

    No fim de 1997, o projeto tinha parado sem resultados. Jason Filby entrou como coordenador do projeto e chamou todos ainda escritos na lista para reiniciar o projeto. Ficou decidido que a base seria o Windows NT e que a ênfase seria nos resultados – em código escrito em vez de discussões sem fim. O projeto foi renomeado para ReactOS, já que as raízes do sistema operativo surgiram de uma insatisfação geral sobre o monopólio da Microsoft no mercado de sistemas operativos. Em fevereiro de 1998 iniciou-se o ReactOS (site: http:// www.reactos.org.

    Escalada íngreme

    Os primeiros anos do ReactOS foram dolorosamente lentos, apesar das grandes quantidades de código que estavam sendo escritos. Apenas alguns desenvolvedores sabiam como escrever código de núcleo. Foi uma época em que apenas algumas pessoas escreviam o difícil início do núcleo. Mais tarde, quando o núcleo estava mais completo e estável, e foram escritos drivers básicos como os de IDE e teclado, mais pessoas foram capazes de se envolver no desenvolvimento.

    Hoje

    O núcleo percorreu um longo caminho, está mais estável e muitas APIs estão completas o suficiente para realizar trabalhos mais avançados. Foi realizado um trabalho substancial em várias bibliotecas. O código de rede inicial tem [ainda] problemas suficientes que evitam que funcione corretamente, mas não por muito tempo. Uma implementação básica do Dispositivo de Interface Gráfica (Graphics Device Interface - GDI) e drivers de gráficos VGA estão a preparar o caminho para a GUI. O número de desenvolvedores vem aumentando.

    Futuro próximo

    Logo se iniciarão subsistemas para outras plataformas. O código da GUI e shell gráfico padrão, com a ajuda do projeto Wine, está agora a funcionar agora e continuará a crescer mais e a ficar mais completo a cada dia. O ReactOS está pronto para experimentar um crescimento massivo num futuro próximo.

    Breve

    cronologia

    1996 - Um grupo de pessoas resolveu juntar-se com o objetivo de criar um novo Sistema Operativo Livre, que iria ser um clone do Windows 95, saído havia um ano. O grupo foi denominado FreeWin95.

    Final de 1997 - Como o grupo caiu em discussões acerca do funcionamento do futuro núcleo, o projeto não tinha produzido nada, entretanto. Jason Filby torna-se cordenador do projecto e consegue fazer renascer o projeto das cinzas, depois de contactar as pessoas que ainda estavam subscritas nas mailing-lists.

    1998 - Começa o trabalho. Depois de algum diálogo, ficou decidido que o objetivo seria o Windows NT, em vez do Windows 95, como tinha ficado decidido um ano antes; além disso o projeto mudou de nome e passou a chamar-se ReactOS, nome que ainda hoje conserva.

    2003-(...) - Hoje em dia o ReactOS já está bastante estável e inclusive corre algumas aplicações nativas do Microsoft Windows. Devido ao maior número de pessoas envolvidas no projeto, as partes de mais baixo nível já estão escritas e o desenvolvimento tornou-se mais fácil.

    Arquitetura

    A arquitetura do ReactOS é em tudo semelhante à do Windows NT. Existem os mesmos conceitos (Registo, Subsistemas, Executivo, Controladores IFS, etc.), que estão organizados da mesma maneira que no NT. As partes do núcleo do ReactOS são as seguintes:

    Executivo – nome que se dá a todo código que corre em modo de núcleo. Está organizado em três camadas essenciais;

    Camada de abstracção de hardware – é a parte de mais baixo nível no ReactOS. Fornece ao resto do executivo as primitivas necessárias para que todas as arquiteturas, placas-mãe, CPUs e chipsets possam ser controlados de uma maneira uniforme pelo núcleo e pelos controladores.

    Teoricamente, para portar o NT (ou o ReactOS), o único código que seria necessário modificar seria o desta camada.

    Núcleo – aqui, o núcleo aparece como a camada do Executivo que desempenha as funções tradicionalmente desempenhadas pelos núcleos dos sistemas operativos.

    O ReactOS não é um micronúcleo, uma vez que os serviços classicamente desempenhados pelo núcleo, bem como todos os drivers, correm em modo privilegiado e são chamados pelas aplicações diretamente (em oposição ao que acontece num micronúcleo, em que os serviços são requisitados por intermédio de um serviço de comunicação entre processos).

    A arquitetura do núcleo é inspirada na do núcleo do Microsoft Windows NT 4.0. Existem as Chamadas de Procedimento Assíncronas e Diferidas, os processos, as tarefas paralelas (multi-threading), semáforos, código de temporização, etc..

    Gerenciador de serviço – é constituído pelo resto da base do Sistema Operativo:

    • Gestor de Entrada e Saída;

    • Gestor de Configurações;

    • Plug and Play;

    • Gestor de Alimentação;

    • Gestão de Memória;

    • Suporte ao Executivo;

    • Gestor de Objectos NT;

    • Monitor de Referência da Segurança;

    • Gestão de processos;

    • Chamada de procedimentos locais e outras modalidades de IPC;

    • Subsistema Win32.

    Controladores de dispositivo – os Controladores de dispositivo são extensões ao Executivo que este carrega para poder interagir com os diversos dispositivos de Hardware.

    Subsistemas protegidos – permitem que software de diversos Sistemas Operativos possa correr no topo do Executivo. O objetivo principal é, por enquanto, o Subsistema Win32, mas este corre em modo de núcleo, por isso não é incluído neste grupo. Outros subsistemas em desenvolvimento em 2009 incluem o Subsistema de POSIX (Unix e derivados) e o de OS/2.

    Arquitectura de APIs nativas – a arquitetura de APIs nativas permite ao código em modo de utilizador chamar serviços de modo núcleo de uma forma padronizada e é equivalente à interface de "Chamadas de Sistema" (system calls) utilizada em numerosos UNIXes. As APIs utilizadas no Windows não estão documentadas pela Microsoft, mas a arquitetura utilizada no ReactOS é aberta a quem a quiser saber. Ela está implementada em NTDLL.DLL.

    Requisitos

    de sistema

    • Processador x86 (i586 ou mais atual);

    • 64MB de memória RAM;

    • Disco rígido IDE;

    • Partição de sistema FAT32;

    • Placa de vídeo compatível com VGA;

    • Teclado;

    • Rato compatível com porta PS/2 ou série.

    O ReactOS pode ser executado também em programas que emulam os dispositivos listados como Virtual PC, VMware, QEMU ou Bochs.

    WIKIPEDIA

     

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