Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2011

    SECÇÃO: Local


    REALIZARAM-SE DE 17 A 31 DE JULHO EM SUSÃO/VALONGO

    Festas de Nossa Senhora da Saúde – 18 quilómetros de flores no céu

    Valongo festejou Nossa Senhora da Saúde. A Comissão de Festas de 2011 esmerou-se na realização dos festejos, que este ano atingiram um sucesso de âmbito religioso, cultural e de entretenimento e que arrastaram largos milhares de pessoas ao Lugar do Susão/Valongo.

    A edição de um livro comemorativo, que analisa o Lugar do Susão, em todas as suas vertentes, com muitas ilustrações e análises, constituiu um sucesso que orgulhou as suas gentes e um grande acontecimento cultural.

    A realização do concurso "Estrelas de Valongo", em colaboração com a Câmara Municipal, proporcionou uma oportunidade aos jovens das cinco freguesias do concelho, de poderem mostrar o seu valor, numa grandiosa passerelle de canções, a qual um júri credenciado teve o difícil trabalho de selecionar. O concurso estendeu-se por seis semanas, sendo uma para cada freguesia e a última para a grande final. Começou em 24 de junho, sendo as eliminatórias aos sábados à noite, com a final no dia 29 de julho, e que contou com a presença de Carlos Costa, um dos finalistas dos "Ídolos" da TV. As eliminatórias já efetuadas foram um sucesso de presenças a concurso, e de público, que rondou, no conjunto dos seis espetáculos, dezenas de milhares de espetadores.

    Presentes estiveram também o grupo de sucesso internacional "Tributo aos Abba", que entusiasmou as audiências, pela sua qualidade e revivalismo. Presente também esteve o conhecidíssimo humorista Fernando Rocha, que tanta simpatia reúne, e o grupo musical "Ukapa", que proporcionou um final de festa em beleza no maior cenário móvel da Península Ibérica.

    No âmbito religioso, a missa solene e a majestosa procissão foram momentos em que a fé e religiosidade do nosso povo estiveram presentes. Duas ocasiões de grande recolhimento e respeito.

    Houve uma grande surpresa. Pela primeira vez no Lugar do Susão, as ruas tiveram um teto de flores. Foram colocados fios de flores de 450 metros, num total de 18 mil metros. Era um teto com flores multicores, de uma beleza que entusiasmou quem visitou as festividades a Nossa Senhora da Saúde 2011.

    A Comissão de Festas conseguiu assim, proporcionar às largas dezenas de milhares de visitantes, um vasto programa de lazer, cultura e religiosidade.

    Por: José Manuel Barbosa

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].