Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2011

    SECÇÃO: Destaque


    Inauguração dos centros escolares de Moirais e Campelo

    A Câmara Municipal de Valongo assinalou, na passada quinta-feira, dia 15 de setembro, o arranque do novo ano letivo com a inauguração dos dois novos centros escolares de Moirais e Campelo, nas freguesias de Campo e Sobrado, respetivamente.

    Foto CMV
    Foto CMV

    A inauguração, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, João Paulo Baltazar, e de outros membros do Executivo, decorreu às 9h00 no Centro Escolar de Moirais, freguesia de Campo, e às 10h00 no Centro Escolar de Campelo, freguesia de Sobrado. Com os novos centros escolares, a Câmara Municipal de Valongo «proporciona à comunidade escolar as melhores condições, contribuindo assim para o sucesso educativo».

    O Centro Escolar de Campelo, na freguesia de Sobrado, que irá receber 189 alunos no ano letivo de 2011//2012, dispõe de seis salas de aula do 1º ciclo, três salas de jardim de infância, uma sala de repouso, uma sala de recursos/biblioteca, uma sala de professores/gabinete de trabalho, uma sala de atendimento, uma sala de associação de pais e um polivalente/refeitório. A entrada em funcionamento do Centro Escolar de Campelo implicou o encerramento da EB1 da Lomba e do JI do Baldeirão.

    Já o Centro Escolar de Moirais, em Campo, terá este ano 109 alunos e dispõe de quatro salas de aula do 1º ciclo, duas salas de jardim de infância, uma sala de recursos, uma sala de professores/atendimento, e um polivalente/refeitório.

    Ainda no 1º período do ano letivo que agora inicia, a Câmara Municipal de Valongo pretende concluir a construção do novo Centro Escolar de Mirante de Sonhos, em Ermesinde, e concretizar a ampliação da EB1//JI da Retorta, em Campo.

    A requalificação do parque escolar do concelho aponta o Executivo, «é uma aposta inequívoca desta Câmara Municipal, tendo sido iniciada em 2007. A aposta prioritária na Educação traduziu-se na construção de novas salas do 1º ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, associada à dotação de todos os equipamentos escolares de cantina ou refeitório, um objectivo plenamente atingido no ano lectivo de 2009/2010».

    Para o financiamento do projeto de requalificação e modernização escolar, a Câmara Municipal de Valongo apresentou candidaturas ao Programa Nacional de Requalificação da Rede Escolar do 1 º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, bem como à linha de financiamento criada pelo Governo Português para apoiar iniciativas de alargamento do parque de educação pré-escolar.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].