Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2011

    SECÇÃO: Arte Nona


    Concurso Incubadora Criativa

    A Incubadora Criativa é um concurso que visa dinamizar e promover o desenvolvimento das artes contemporâneas no Arquipélago da Madeira, ao mesmo tempo que estimula a continuidade dos artistas emergentes junto do panorama cultural madeirense. O concurso é aberto a todos os participantes nascidos ou residentes na Região Autónoma da Madeira, com idades até aos 35 anos.

    foto
    Segundo os seus organizadores, a «Incubadora Criativa é um concurso que visa dinamizar e promover o desenvolvimento das artes contemporâneas no Arquipélago da Madeira, ao mesmo tempo que estimula a continuidade dos artistas emergentes junto do panorama cultural madeirense. O concurso é aberto a todos os participantes nascidos ou residentes na Região Autónoma da Madeira, com idades até aos 35 anos.

    As áreas contempladas no concurso Incubadora Criativa são Artes Plásticas, Banda Desenhada, Dança, Design Gráfico, Fotografia, Literatura, Moda, Música, Teatro e Vídeo. As duas áreas menos participadas darão no ano seguinte, lugar a novas vertentes artísticas, havendo assim uma renovação contínua das áreas a concurso. A participação é gratuita e toda a informação inerente ao concurso será amplamente divulgada através da comunicação social e permanentemente disponível no site oficial do evento em www.incubadoracriativa.com».

    Anuncia ainda a organização que, «para além do reconhecimento obtido com a distinção de Artista Vencedor Incubadora Criativa 2011, os vencedores recebem um prémio monetário no valor de 1000 euros, garantem a sua presença na Mostra Itinerante Incubadora Criativa e farão sempre que possível parte dos eventos Incubadora Showcase».

    «Com a Incubadora Criativa – fundamentam – pretende-se dar uma oportunidade a novos artistas, ao mesmo tempo que se estimula a competitividade e cria-se uma plataforma interactiva com a sociedade, que privilegia a exposição de novos artistas, tirando-os anonimato e levando-os até ao grande público.

    Um dos aspectos mais importantes a reter desta iniciativa assenta na sua continuidade. O esforço na promoção de novos talentos madeirenses não se esgota com a realização da mostra itinerante, a componente Incubadora Criativa Showcase irá sempre que possível, criar parcerias com outras entidades, de forma a direccionar os vencedores para os mais variados palcos, exposições e eventos de acordo com as necessidades e possibilidades de cada uma das áreas».

    O concurso decorre de 8 de abril a 15 de agosto de 2011, com a votação do Júri a ocorrer de 25 de agosto a 5 de setembro de 2011. O anúncio dos vencedores será feito no dia 8 de setembro de 2011.

    Por sua vez, o espetáculo e inauguração da mostra decorrerá a 23 de setembro de 2011 no Centro das Artes Casa das Mudas.

    REGULAMENTO

    As candidaturas e trabalhos poderão são submetidos pelo correio (Concurso INCUBADORA CRIATIVA - Centro das Artes da Casa das Mudas -Estrada Simão Gonçalves da Câmara nº 37, 9370-139 Calheta, ou entregues em mão no Centro das Artes Casa das Mudas).

    Os trabalhos poderão ser entregues até às 23h59 de dia 15 de Agosto de 2011.

    O prémio por cada área é de 1000 euros,

    mais presença na Mostra / Espetáculo Incubadora Criativa 2011, e presença no Catálogo Incubadora Criativa 2011.

    Pode concorrer-se em grupo e se os concorrentes entenderem que o seu projecto possui características artísticas mistas, poderão apresentar a concurso o mesmo projecto em várias áreas. Para isso precisam de fazer uma inscrição em cada uma das áreas em que pretendem participar. As obras não podem ter participado em outros concursos, entrado no circuito comercial, ou ter sido anteriormente publicadas e/ou expostas.

    O participante garante que as obras a concurso são da sua autoria, responsabilizando-se pelo seu conteúdo, e que a respetiva publicação e exposição não infringe quaisquer direitos de autor, direitos conexos ou direitos de propriedade industrial de terceiros.

    A Organização será responsável pela montagem e apresentação pública das obras seleccionadas, em condições a estabelecer durante a preparação da Mostra Incubadora Criativa. Compete aos participantes acautelar o transporte das peças até ao bem como o seu retorno ao local de origem.

    O seguro das peças (se necessário) é da responsabilidade do concorrente.

    Os autores seleccionados autorizarão a divulgação de imagens e informação referente às respectivas obras no âmbito de quaisquer suportes ou veículos de promoção da iniciativa.

    A lista dos concorrentes seleccionados para a Mostra Incubadora Criativa será publicada no seu site e dada a conhecer aos órgãos de comunicação social.

    A apreciação das peças admitidas a concurso atenderá, nomeadamente, aos seguintes factores:

    • Criatividade;

    • Inovação;

    • Originalidade;

    • Qualidade de execução;

    • Método;

    • Relevância artística.

    BANDA

    DESENHADA

    Na Banda Desenhada cada concorrente pode apresentar projetos compostos por um máximo de cinco pranchas e prontas a expor. O formato máximo admitido é A1.

    No concurso de BD, que aqui destacamos, o júri será constituído por Jorge Freitas Sousa, Ricardo Ferreira e Roberto Macedo Alves.

    Jorge Freitas Sousa, 45 anos, nascido no Funchal, é jornalista no “Diário de Notícias” da Madeira, viveu no Porto e é consumidor de Banda Desenhada.

    Ricardo Ferreira, nascido em Moçambique (1971), vive e trabalha na Madeira desde 1977//78 e é diretor artístico da Galeria Mouraria de Arte, no Funchal. Tem-se dedicado à fotografia artística e é autor de vários textos prefaciando ou apresentando obras de BD.

    Roberto Macedo Alves, licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, é um autodidata nas áreas da ilustração e Banda Desenhada, tem participado em várias exposições e gerindo, desde 2004, a livraria especializada Sétima Dimensão. É o organizador do Festival das PechaKucha Nights e do Festival de Arte Sequencial na Madeira.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].