Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    A Free Software Foundation e o projeto GNU

    A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985 por Richard Stallman e que se dedica à eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência.

    foto
    A Free Software Foundation promove o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operativo GNU e as suas ferramentas.

    Até meados da década de 1990 a fundação dedicava-se mais à escrita do software. Como hoje existem muitos projetos independentes de software livre, a FSF dedica-se mais aos aspetos legais e estruturais da comunidade do software livre. Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação (como a GNU General Public License, GPL ou a GNU Free Documentation License, GFDL), de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de discutir e aperfeiçoar a própria definição de software livre.

    O GNU/

    /Linux

    O GNU é um sistema operativo tipo Unix em desenvolvimento pelo Projeto GNU que ainda não publicou nenhuma versão estável. Foi idealizado por Richard Stallman e era o foco original da Free Software Foundation.

    O desenvolvimento do GNU começou com Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um «sistema de software completamente compatível com o Unix». Este sistema operativo GNU deveria ser compatível com o sistema operativo, porém não deveria utilizar-se do código fonte deste.

    Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um Acrónimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).

    A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operativo, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc..

    Em 1991 o sistema operativo já estava quase pronto, mas restava o núcleo do sistema. O grupo liderado por Stallman estava a desenvolver um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um núcleo que poderia usar todas as peças do sistema operativo. Este núcleo ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.

    Atualmente, o sistema operativo GNU com o núcleo Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto GNU solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas (como defende Torvalds) se refiram ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade.

    A controvérsia quanto à nomenclatura GNU/Linux é uma disputa entre membros da comunidade de software livre e código aberto. É centrada em torno da denominação do núcleo de sistema chamado "Linux", e a vontade de utilizar esta nomenclatura como um termo genérico para tudo o que se relacione com o mesmo. O termo defendido pela Free Software Foundation.

    A Free Software Foundation segue uma política firme de apenas propor e incluir nas distribuições que apoia simplesmente software livre. Rejeita aplicações não livres, ferramentas de programação não livres e firmware não livre.

    As distribuições GNU por ora aconselhadas são: Blag, Dragora, Dynebolic, gNewSense, Musix, Parabola, Trisquel, Ututo e Venenux.

    A Free Software Foundation tem várias ramificações ativas, como a Free Software Foundation Latin America, a Free Software Foundation India e a Free Software Foundation Europe.

    No próximo número de “A Voz de Ermesinde” abordaremos os princípios e atividades desta última.

    Por: AVE/Wikipedia

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].