Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2011

    SECÇÃO: Destaque


    XVIII FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    ... e as respostas

    1 – A Feira do Livro de 2011, no que respeita à programação de animação (uma vez que é disso que aqui estamos a tratar), reflectiu o interesse e disponibilidade de livreiros, associações e outras entidades presentes no certame. Todos foram convidados para participar numa reunião preparatória que, também para o efeito, decorreu em Maio, na Biblioteca Municipal.

    2 – A música ambiente da feira foi escolhida tendo em conta as actividades que estavam a decorrer, como é o caso das actividades destinadas ao público infanto-juvenil, bem como tendo em conta as várias sensibilidades dos livreiros ali instalados. Alguns dos deles, incluindo a Ágorarte, entregaram CD’s à organização, o que foi tido em linha de conta.

    3 – A pergunta contém fundamentos errados. A sponzorização do evento não foi entregue a nenhuma empresa concorrente da Paupério, como referem. Além do mais, cabe à organização avaliar os patrocínios dos eventos.

    4 e 5 – A Feira do Livro apostou nos autores e nas apresentações e lançamento de obras. A realização de um II Encontro de Jovens Autores do Concelho faria todo o sentido se algum deles tivesse lançado alguma nova obra ou a perspectivasse para o período de realização da feira. A verdade é que nenhum deles, com a excepção de Miriam Dias, tinha novidade para apresentar. Refira-se que Miriam Dias lançou a sua mais recente obra no passado dia 23 de Julho, tendo preferido o palco da Biblioteca Municipal. Ora, o II encontro seria apenas uma repetição sem qualquer novidade em relação ao ano anterior, pelo que não se achou relevante incluir na programação de 2011.

    Quanto à integração de escritores com deficiência na programação da feira não significa maior ou menor qualidade nos livros apresentados. A sua inclusão na edição anterior ou em edições futuras não será nunca condicionada pelo facto de se tratar de um escritor com deficiência, mas antes na qualidade da obra apresentada.

    6 – A colaboração desta associação não foi só na organização desta conferência, mas também na apresentação de apontamentos teatrais nos vários espaços da feira através do grupo “Sabores no Teatro”, outra das suas valências.

    Como referido, a feira reflectiu o interesse dos intervenientes que participaram também para esse efeito numa reunião realizada na biblioteca no passado mês de Maio. Assim, a participação da Ágorarte traduziu-se nas propostas apresentadas.

    Quanto à homenagem a Álvaro Mendonça esta teve toda a dignidade no dia das conferências sobre Miguel Torga.

    7 – O programa da Feira do Livro foi amplamente divulgado pelos mais diversos meios. Para além de estar em tempo útil no site da Câmara Municipal, o programa foi enviado para todas as escolas públicas e privadas do concelho, atl’s, associações culturais e desportivas, onde se incluem obviamente as escolinhas de formação desportivas, como o Alfenense. Foram afixados e distribuídos cartazes com a programação da Feira do Livro por todo o concelho, designadamente instituições públicas e privadas, bem como locais públicos. Concluindo, consideramos que a programação e todas as actividades dela constantes tiveram a merecida divulgação.

    8 – Esta questão teve já resposta por parte do vereador da Cultura. (ver peça referente à conversa com João Paulo Baltazar)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].