Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2011

    SECÇÃO: Destaque


    ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Homenagem a Álvaro Mendes

    Concretizando uma decisão já tomada, a Assembleia de Freguesia de Ermesinde, em sessão extraordinária coincidente com o 21º Aniversário da Elevação de Ermesinde a Cidade, atribuiu a Medalha da Cidade, a título póstumo, a Álvaro Mendes, no passado sábado, dia 16 de julho, em cerimónia realizada no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. A receber esta medalha, em representação da família de Álvaro Mendes esteve o seu sobrinho Pedro Carvalho. Num momento raro de unanimidade entre todas as forças políticas, a atribuição da Medalha foi saudada por um coro de aplausos.

    foto
    A Assembleia de Freguesia Extraordinária teve início com a leitura da deliberação deste órgão autárquico em atribuir a Medalha da Cidade, a título póstuno, a Álvaro Mendes. De seguida, foi passado um documentário com testemunhos de várias figuras que se cruzaram com Álvaro Mendes, no seu percurso – o dirigente do CPN José Manuel Pereira, os desportistas (ex-campeões nacionais Elmano Monteiro e Diamantino Pinto, o dirigente Joaquim Moutinho, o atual presidente Paulo Sousa, o vice-presidente da Câmara de Valongo e líder concelhio do PSD João Paulo Baltazar, o presidente da autarquia Fernando Melo e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho.

    O filme foi recebido com aplausos pela assistência.

    Antes de passar a palavra aos elementos da Assembleia de Freguesia, Luís Ramalho falou ainda dos últimos tempos, muito sofridos, da vida de Álvaro Mendes.

    O independente, ex-CDS, Carlos Santos reclamou «orgulho e tristeza pela homenagem a título póstumo», embora reconhecesse que o homenageado não a teria aceitado facilmente tal a sua humildade, e apelou à Junta que, em respeito da memória do homenageado apoiasse o CPN numa campanha de angariação de novos sócios da coletividade.

    João Queirós (CDU) associou-se também à homenagem, «mais do que merecida».

    Jorge Videira (Coragem de Mudar) lamentou também o caráter póstumo da homenagem e recordou a levada a cabo pelo clube. E recordou a simpatia de Álvaro Mendes pelo Belenenses.

    Tavares Queijo (PS) recordou Álvaro Mendes como um fazedor de campeões, e um tempo em que os ermesindenses viviam separados dos dois lados da via férrea.

    E recordou a sua postura, sempre colaborador, prestável e desinteressado.

    foto
    Luís Vasques (PSD) referiu-se-lhe como um Senhor, com letra maiúscula, falando do grato prazer que tinha tido em com ele privar, referiu também as grandes batalhas que travou, e apelou à reativação do ténis de mesa em Ermesinde.

    Lamentando de igual modo o caráter póstumo da homenagem, fez uma proposta de que se escrevesse a biografia de Álvaro Mendes, a publicar em livro, com as receitas a reverter a favor do CPN.

    E a terminar, declarou orgulho em ser o porta-voz do PSD nesta homenagem a uma figura que nunca quis protagonismo e por quem sentia saudades da partilha, reflexão, conselhos. Incontornável figura do desporto e da cidade, «apesar da idade, o Álvaro Mendes era a pessoa mais jovem que eu já conheci», concluiu.

    foto
    Raul Santos, o presidente da Asembleia de Freguesia, não quis deixar de dizer também algumas palavras sobre Álvaro Mendes, seu conselheiro e amigo.

    Finalmente usou da palavra, para um depoimento muito pessoal, o sobrinho de Álvaro Mendes, Pedro Carvalho que recordou com saudade o seu querido tio Varo, recebendo com emoção e gratidão, em nome de toda a família, a entrega desta Medalha da Cidade.

    Pedro Carvalho referiu depois a figura do tio como um homem que tinha dedicado a sua vida ao serviço dos outros, sobretudo os jovens.

    No final teve lugar a cerimónia da entrega da Medalha da Cidade, que Luís Ramalho entregou nas mãos de Pedro Carvalho.

    A Assembleia de Freguesia saudou esta atribuição com uma votação unânime e no meio de aplausos.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].