Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2011

    SECÇÃO: Saúde


    A obesidade da mulher na menopausa não a protege do risco de fraturas

    Aproximadamente 25% das mulheres europeias na menopausa e que sofrem fraturas por fragilidade do osso, são obesas.

    Este é o resultado de um estudo recentemente apresentado no Congresso Europeu de Osteoporose e Artrose, realizado em Espanha. Até à apresentação deste estudo, a obesidade era considerada como um factor de proteção da mulher, para as fraturas osteoporóticas. No entanto a informação agora disponibilizada contraria obviamente este conceito.

    Este estudo foi levado a efeito em mulheres na menopausa com mais de 45 anos, obesas (com um índice de massa corporal igual ou superior a 30) e não obesas e com a intenção de se avaliar da prevalência, da localização e da taxa de risco de fraturas neste grupo.

    Os valores encontrados registaram para as obesas 23% de fracturas e 24% para as não obesas. Assim sendo, este estudo deixa-nos ficar com a noção de que quase uma em cada quatro mulheres que sofrem uma fratura na menopausa, é obesa.

    Para além desta informação ficamos também a saber que as mulheres obesas são mais suscetíveis a sofrerem fraturas no ombro, perna e tornozelo e que as não obesas, sofrem mais fraturas no punho, anca e bacia.

    Concluem os autores do estudo que estes resultados passam a ter implicações importantes de caráter de saúde pública, porquanto a população europeia feminina está a ter um crescimento preocupante no sentido da obesidade.

    Comentando estas conclusões, o investigador Francisco Santos Silva crê que, no nosso país, a referida preocupação relacionada com o aumento da obesidade europeia, possa ter ainda mais impacto em termos sócio-económicos, porquanto a nossa sociedade ainda não está devidamente esclarecida, educada e preparada para dar resposta ao fenómeno do desvio para a direta da obesidade.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].