Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2011

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

    foto
    – Um testemunho sobre o programa Novas Oportunidades

    Na minha opinião, o RVCC foi uma medida muito positiva introduzida pelo nosso Governo, digna de louvor. Ao contrário de muitas opiniões, trata-se de um processo que exige muita reflexão e algum trabalho, dado que os candidatos, de forma geral, abandonaram o percurso escolar há muito tempo.

    O nosso país tem trabalhadores com muita experiência de vida e profissional, em diversas áreas que estão impossibilitados de evoluir na sua carreira profissional por falta de habilitações literárias e o RVCC é uma oportunidade excelente para validar as suas competências, de forma a obter as habilitações necessárias para poderem desempenhar outros cargos e proporcionar às suas famílias uma melhor qualidade de vida, porque conhecimentos e experiência não lhes falta.

    No meu caso, encontrando-me desempregado, decidi investir na minha formação e aproveitar esta oportunidade para desenvolver as minhas capacidades e traçar objectivos. O primeiro objectivo foi concluir o 9º Ano com o intuito de me possibilitar encontrar trabalho, mas dada a situação em que se encontra o nosso país aliada aos meus cinquenta e três anos é extremamente difícil conseguir um posto de trabalho.

    Voltar à escola mas sem os horários rígidos, e ter o meu tempo disponível para me dedicar, aprender e relembrar coisas que já tinha esquecido, desenvolveu em mim uma vontade de não perder a esperança num futuro melhor.

    Não posso esquecer o papel importante dos formadores, sempre dedicados e disponíveis para me ajudarem e orientarem nos meus trabalhos quando tinha as minhas dúvidas.

    Foram muitas horas a remexer e a avivar memórias em frente ao computador, mas valeu a pena o esforço e a dedicação, pois sinto que enriqueci como pessoa.

    Foi um percurso longo mas necessário e cheio de vantagens que ficará para sempre gravado na minha memória.

    Se todos temos direito ao trabalho, está nas mãos de cada um traçar o seu percurso de vida, com o dever de investir na sua formação e qualificação.

    Em relação ao meu futuro, penso em continuar a apostar na minha formação e fazer o 12º ano ou um curso profissional com equivalência.

    Por: José Manuel Teixeira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].