Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O sucesso das distribuições de Linux no Brasil (3)

    Se em Portugal, o sistema operativo GNU/Linux acabou por ganhar alguma expressão apenas com a introdução do Caixa Mágica no programa das TIC, embora na prática o mundo passasse ao lado, e para além do Caixa Mágica (ver texto em número anterior de “A Voz de Ermesinde”), se conheçam muito poucas distribuições portuguesas – só lembramos a Alinex (baseada na LinEx apoiada pela Junta da Extremadura espanhola), e a Paipix (baseada em Debian), para além de algumas derivações localizadas de Ubuntu, já o mesmo não se pode dizer do panorama brasileiro, onde despontam cerca de duas dezenas de distribuições, algumas delas reconhecidas internacionalmente.

    São brasileiras, por exemplo, as seguintes: Big Linux, Dizinha, Dreamlinux, Dual O/S, Ekaaty, Famelix, Fenix, Goblinx, Gobolinux, Kalango, Kurumin, Libertas, Librix, Litrix, Mothux, Muriqui, Poseidon, ProLinux, Resolunix, Satux, Tupiserver, Tutoo, podendo ainda considerar-se em parte, o caso da Mandriva, pois uma das suas origens foi a Conectiva brasileira e a companhia tem escritórios ainda hoje, nos Estados Unidos e França, mas também no Brasil.

    Continuamos aqui a apresentar as principais distribuições brasileiras, na sua própria expressão, ainda mais interessantes para nós quando se generalizar, como o será em breve, o uso da escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico. Note-se todavia, que o “idioma informático” brasileiro contém um léxico com diferenças notórias relativamente ao português europeu. LC

    Distribuições de Linux com origem no Brasil - 3ª parte

    Kurumin

    O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipa do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no Brasil. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo desenvolver versões modificadas do sistema.

    Site: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

    Libertas

    O Libertas é um projecto mantido actualmente pela Prodabel, empresa de processamento de dados do município de Belo Horizonte. Inicialmente desenvolvido como uma distribuição, a proposta evoluiu para algo mais amplo e, ao mesmo tempo, mais simples de se manter. Hoje a proposta do Projeto Libertas é utilizar a distribuição Debian GNU/Linux, com a manutenção de um repositório próprio e restrito e a criação de meta-pacotes para auxiliar na sua instalação. Dessa forma, mantém-se uma distribuição compatível com os padrões da comunidade, ao mesmo tempo que se tem um controlo sobre o que está instalado nas máquinas.

    Site: http://libertas.pbh.gov.br/

    Librix

    Librix é a distribuição Linux brasileira desenvolvida pela Itautec com os diferenciais fundamentais para a implementação segura do software na sua empresa. Oferece o conjunto de hardware e software e atende a exigências de qualidade, manutenção, melhorias contínuas e suporte técnico. São pacotes do mercado, seleccionados, testados e homologados pela Itautec, que disponibiliza um instalador com interface simples e um ambiente de configuração amigável. Com o sistema Librix, «o seu negócio terá a liberdade, confiabilidade e dinamismo do software livre com a qualidade, segurança e serviço de uma empresa com excelência em tecnologia».

    Site: http://www.itautec.com.br/

    Litrix

    Litrix Linux é um distribuição Linux em formato live CD que pode ser instalada também como sistema operativo desktop em computadores x86. Baseado no sistema Gentoo, pode-se instalar uma grande base de aplicações via internet, e manter o sistema actualizado.

    O Litrix pode ser levado para qualquer lugar e usado sem necessitar de instalação no disco rígido, as aplicações que acompanham a distribuição permitem executar as mais diversas tarefas, como navegar na web com segurança e ler os e-mail.

    Site: http://www.litrixlinux.org/

    Mandriva

    A Mandriva Conectiva é a operação brasileira da Mandriva, desenvolvedora e distribuidora do sistema operativo Mandriva Linux, resultado da fusão ocorrida em Fevereiro de 2005 entre a Mandrakesoft, uma das principais distribuições Linux da Europa, com actuação mundial em mais de 120 países, e a Conectiva, pioneira na distribuição Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina.

    A Mandriva possui escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, tem mais de 8 milhões de utilizadores e uma carteira de 170 grandes clientes corporativos, além de contar com 130 funcionários.

    Site: http://www.conectiva.com.br/

    Mothux

    O Mothux é uma distribuição Linux baseada no Kurumin Linux, e tem o seu foco na facilidade de uso, podendo ser descarregada gratuitamente.

    Site: http://www.mothux.xmb.com.br/

    Muriqui

    Iniciado com um propósito interno, o projeto Muriqui Linux tinha como principal objectivo atender às necessidades dos laboratórios de ensino dos campi Doctum, por isso o seu principal foco é o ambiente educativo e a inclusão digital, áreas onde se concentram a grande parte dos projectos desenvolvidos pela DoctumTec.

    A nova versão do sistema operativo Muriqui Linux, a 1.4, teve o seu completo desenvolvimento respaldado pela tarefa de suprir as expectativas dos seus utilizadores e dar continuidade ao papel importante de agregar mais valor ao crescimento da tecnologia livre brasileira.

    Site: http://www.muriquilinux.com.br

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].