Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O sucesso das distribuições de Linux no Brasil (2)

    Se em Portugal, o sistema operativo GNU/Linux acabou por ganhar alguma expressão apenas com a introdução do Caixa Mágica no programa das TIC, embora na prática o mundo passasse ao lado, e para além do Caixa Mágica (ver texto na número anterior de “A Voz de Ermesinde”), se conheçam muito poucas distribuições portuguesas – só lembramos a Alinex (baseada na LinEx apoiada pela Junta da Extremadura espanhola), e a Paipix (baseada em Debian), para além de algumas derivações localizadas de Ubuntu, já o mesmo não se pode dizer do panorama brasileiro, onde despontam cerca de duas dezenas de distribuições, algumas delas reconhecidas internacionalmente.

    São brasileiras, por exemplo, as seguintes: Big Linux, Dizinha, Dreamlinux, Dual O/S, Ekaaty, Famelix, Fenix, Goblinx, Gobolinux, Kalango, Kurumin, Libertas, Librix, Litrix, Mothux, Muriqui, Poseidon, ProLinux, Resolunix, Satux, Tupiserver, Tutoo, podendo ainda considerar-se em parte, o caso da Mandriva, pois uma das suas origens foi a Conectiva brasileira e a companhia tem escritórios ainda hoje, nos Estados Unidos e França, mas também no Brasil.

    Continuamos aqui a apresentar as principais distribuições brasileiras, na sua própria expressão, ainda mais interessantes para nós quando se generalizar, como o será em breve, o uso da escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico. Note-se todavia, que o “idioma informático” brasileiro contém um léxico com diferenças notórias relativamente ao português europeu. LC

    Distribuições de Linux com origem no Brasil - 2ª parte

    Famelix

    Famelix GNU/Linux é uma distribuição criada com a finalidade de oferecer um ambiente similar ao Windows XP ("Linux com cara de XP"), de tal maneira que facilite a migração de utilizadores do sistema operativo proprietário para um sistema livre, e que se possa aproveitar os conhecimentos já adquiridos pelos utilizadores.

    As versões até à 2.0 utilizam elementos presentes em outras distribuições como Debian, Knoppix e Kurumin. Já a versão 2.1, utiliza em seu todo apenas a base do Sistema Operativo Debian GNU/Linux. Uma novidade implementada pelo GDU, com sistemas de pacotes do Famelix, onde será possível actualizar a sua distribuição sem a necessidade de reinstalar todo o sistema a cada lançamento de novas versões.

    Site: http://www.famelix.com.br/

    Fenix

    Sistema baseado na plataforma debian testing, com interface KDE 3.5.5, Amsn 0.96, Beryl AIXGL, OpenOffice 2.1, Firefox, Thunderbird, + 26 softwares do projeto computador para todos do Governo Federal. O novo FeniX é o que podemos chamar de revolucionário, pois com o seu sistema inteligente de detecção de hardware, ao detectar aceleração em placas de vídeo (mesmo onboard) o Beryl AIXGL é activado automaticamente, transformando o seu sistema numa máquina em 3D com ecrãs que, ao fecharem, “pegam fogo” e muito mais. É hoje «o único Linux no mundo que suporta a utilização de controlos remotos para placa de TV do modelo MSI TV@nywhere Plus, e também o Linux que possui a maior quantidade de hardwares homologados do planeta, incluindo as impressoras Canon IP 1200 e 1300».

    Site: http://www.sistemafenix.com.br/

    Goblinx

    O GoblinX é uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É um live CD, propiciando que um sistema operativo corra sem disco rígido. Segundo o seu website, a distro é voltada para o utilizador interessado em utilitários e aplicações de grande qualidade, bem como para aquele que se interessam por um ambiente de trabalho o mais belo e prático quanto possível.

    Site: http://www.goblinx.com.br/

    Gobolinux

    GoboLinux é uma distribuição alternativa, que redefine toda a hierarquia do sistema de ficheiros. O principal enfoque desta hierarquia alternativa é armazenar todos os ficheiros pertencentes a uma aplicação na sua própria árvore de directórios com caminhos como /Programs/GCC/2.95.3/lib. Para possibilitar que o sistema encontre esses ficheiros, eles são agrupados de forma sistemática em directórios como System/Links/Executables, que contém os links para todos os ficheiros executáveis dentro da hierarquia dos programas.

    Este modelo contrasta com a estrutura tradicional dos sistemas Unix, que contêm caminhos como /usr e /etc, mas existem links para garantir a compatibilidade do sistema com a estrutura tradicional.

    Site: http://gobolinux.org/

    Kalango

    Kalango é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian, desenvolvida por voluntários. O Kalango é um live CD, ou seja, o sistema corre inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional.

    O sistema conta com um grande acervo de programas para atender as necessidades dos desktops de qualquer meio, seja ele residencial, corporativo ou governamental.

    Ao dar boot com o CD, ele reconhece automaticamente todo o hardware do computador e configura-o automaticamente, não importa qual a configuração, se os componentes forem compatíveis com o GNU/Linux o sistema reconhecê-lo-á e se encarregará de o deixar a funcionar sem exactamente nenhuma intervenção do utilizador. Além disso caso esteja conectado numa rede com um servidor DHCP, após o carregamento do sistema já poderá navegar na internet sem nenhuma configuração adicional.

    Site: http://kalangolinux.org/site/

    NOTA: Fonte: http://www.vivaolinux.com.br

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].