Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Lançado Debian 6.0

    Depois de dois anos de desenvolvimento, a Debian lançou – a 6.0 (Squeeze). O aspecto mais fascinante do lançamento é que inclui o Debian/kFreeBSD como preview. Claro que há muito mais, incluindo um novo site para o projecto – o primeiro grande redesenho do site do Debian em 13 anos. Informação sobre as mudanças no site: http://www.debian.org/News/2011/20110205b. Debian – o sistema operativo universal pode ser instalado em numerosas arquitecturas e iniciar-se a partir de variados kernels. Por exemplo, além do linux, é lançado agora o debian-kfreeBSD.

    Fontes: http://www.debian.org/News/2011/20110205a e http://www.osnews.com/story/24378/Debian_6_0_Released

    Um repositório para Android só com softwares livres

    Conhecem o F-Droid? Trata-se de uma alternativa ao App Market da Google. Apesar da quantidade pequena de aplicações, de momento, trata-se de um projecto especialmente interessante por uma razão: reúne apenas softwares livres para a plataforma!

    Fonte: http://www.fdroid.org

    Google revela Android 3.0 (Honeycomb)

    A Google realizou um evento de imprensa para oficialmente revelar o Android 3.0 Honeycomb para tablets, bem como um melhorado Android Market. O Gizmodo e o Engadget já têm um Motorola Xoom correndo Android 3.0 para mostrar. O Android Market também foi actualizado com um frontend web que permite a compra e instalação simplificada de aplicações Android a partir do seu navegador.

    Fonte: http://www.gizmodo.com.br/

    Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Alfa 2 já disponível

    Com vários recursos bem encaminhado, está no ar o Ubuntu 11.04 Natty Narhwal Alfa 2. O Unity está em pleno desenvolvimento, mas muita coisa já foi feita como a troca do OpenOffice pelo LibreOffice, o Banshee agora é o reprodutor de música.

    Fonte: http://andregondim.eti.br/2011/02/ubuntu-11-04-natty-narwhal-alfa-2/

    O sistema de ficheiros mais rápido da actualidade

    A realização de vários procedimentos procurou encontrar o sistema de ficheiros mais rápido da actualidade, informando inclusive índices de performance bastante úteis para administratores linux. Os testes incluíram os dois novos sistemas de ficheiros recém-lançados: ext4 e btrfs. Além dos filesystems já consolidados ext2, ext3, reiserfs, jfs e xfs.

    O XFS teve o mais elevado índice de throughput (que é a quantidade de informação gravada pelo tempo testado), seguido por ext4 e ext2.

    Fonte: http://www.linuxtoday.com/infrastructure/2011020401335RVKN

    Dia da Liberdade dos Documentos

    A Free Software Foundation Europe (FSFE) convida indivíduos, grupos da comunidade e instituições a celebrar o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD) no próximo 30 de Março. O DFD é um dia de ação global para celebrar padrões abertos e formatos de documentos abertos, e sua importância. Padrões abertos garantem a liberdade de acesso aos seus dados, e a liberdade de criar Softwares Livres que possam escrever e ler dados nesses formatos específicos.

    Pode participar organizando actividades na sua cidade. Distribuição de fliers, palestras, adição de banners em blogs, doação financeira: existem muitas maneiras para ajudar a educar as pessoas sobre padrões abertos. Para mais informações sobre o evento, acesse o site: http://www.documentfreedom.org.

    Porque o Dia da Liberdade dos Documentos?

    Cada vez mais a nossa comunicação se move para o mundo digital. Numa sociedade digital, padrões abertos e formatos abertos de documentos provêem liberdade de ler e escrever. Eles são cruciais para garantir a sua liberdade de trocar informações, permanecer independente de fornecedores, e manter os nossos dados acessíveis a longo prazo. Padrões abertos também garantem a nossa habilidade de comunicar e trabalhar utilizando Software Livre.

    Padrões Abertos são linguagens comuns que todos os computadores podem falar. Eles permitem-nos trabalhar e comunicar usando Software Livre. Eles também tornam possível que desenvolvedores escrevam aplicaçõess compatíveis com outras soluções, permitindo aos utilizadores migrarem para Software Livre sem perder o acesso aos seus dados.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1296746233.html

    AROS – lançado Icaros Desktop 1.2.6

    Icaros Desktop, a distribuição para PCs i386 do sistema operativo de pesquisa AROS (um renascimento em código aberto do clássico AmigaOS), chegou à versão 1.2.6 e introduz novas melhorias e características.

    Os programadores do AROS estão a tentar satisfazer tanto os utilizadores Amiga antigos, com características como o arrastar do ecrã em placas de vídeo selecionadas, quanto os novos, com suporte para redes wireless encriptadas e adição das bibliotecas MESA 7.10, Gallium 3D e EGL/OpenVG, que devem tornar a migração e desenvolvimento de jogos e aplicações 3D modernas mais fácil.

    Este lançamento vem com o emulador Bochs, que permite ao Icaros hospedar numa máquina virtual outros sistemas operativos como FreeDOS, Linux e, com algum esforço, até mesmo Windows. A emulação é lenta mas ainda assim utilizável.

    Fontes: http://www.icarosdesktop.org e http://www.osnews.com/story/24368/Icaros_Desktop_1_2_6_Released

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].