Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2011

    SECÇÃO: Saúde


    O Programa de Massagem nas Escolas

    E se existisse algo prático e eficaz contra o bullying?

    E se existisse um método simples que fomentasse a auto-estima e o respeito pelos outros nas nossas crianças?

    E se as escolas e professores tivessem acesso a uma forma positiva de obter a concentração dos alunos, e a harmonia na sala de aula?

    E se os pais descobrissem uma actividade divertida para partilhar em família, com benefícios para todos, a vários níveis?

    Existe esse método, temos essa “ferramenta” disponível, e já a dar os primeiros passos em algumas escolas e creches do País.

    Trata-se do Programa de Massagem nas Escolas, MISP (Massage in Schools Programme), que tem como visão que todas as crianças que frequentam a escola experimentem o toque positivo e nutritivo, todos os dias, em qualquer parte do mundo.

    Criado oficialmente em 2000 por Mia Elmsater e Sylvie Hétu, este programa criado para crianças entre os 4 e os 12 anos, já foi difundido e utilizado em 20 países (como Inglaterra, França, Japão, Austrália, Canadá, Argentina), tendo chegado a Portugal pela própria Sylvie Hétu, que formou os primeiros instrutores em 2006.

    É orientado na própria sala de aula, em sessões de aproximadamente 15 minutos, depois de implementado, e as crianças mantêm a sua roupa vestida e aplicam a massagem umas nas outras, na cabeça, costas, braços e mãos, não havendo nenhuma intervenção do adulto no toque (nem do instrutor, nem do professor).

    É encorajado o pedido de permissão para massajar, e no fim a criança que dá a massagem é quem agradece ao colega, pelo facto de este lhe ter permitido massajar.

    A NOÇÃO

    DA INDIVIDUALIDADE

    Este processo fomenta na criança a noção da sua individualidade, bem como o direito de recusar a massagem, se assim entender, dando-lhe também a noção da distinção entre o toque “bom” e o “mau”.

    Os benefícios, já analisados e mensurados em diversos estudos, são muitos e a vários níveis: para a criança, para os professores, para a escola, para os pais, e consequentemente para a sociedade.

    O programa torna as crianças mais calmas, concentradas, tolerantes, cooperantes e auto-confiantes, bem como fomenta o respeito pelo outro, levando à inclusão social, diminuição da agressividade e do bullying que é já o fenómeno social mais estudado actualmente. Encoraja também a visualização e aprendizagem pelo movimento e melhoria nas competências motoras. Cada parte da massagem evoca imagens por exemplo de animais, estimulando assim a imaginação das crianças, e tornando-se um momento divertido na sua rotina escolar diária.

    «As crianças não são as pessoas de amanhã, são pessoas hoje. Devem ser levadas a sério. Têm o direito de ser tratadas com carinho e respeito, como iguais. Devem poder crescer no sentido de se tornarem quem quer que seja que estejam destinados a ser. A pessoa desconhecida dentro de cada uma delas é a esperança para o futuro». Januz Korczak

    Por: Diana Silva / Joana Viterbo (*)

    (*) Fisioterapeutas

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].