Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Exposição sobre Guerra Junqueiro agora na Secundária de Alfena

    Foto ESA
    Foto ESA
    A Escola Secundária do Agrupamento de Escolas de Alfena, em colaboração com o respectivo Departamento de Português, teve patente, até ao dia 11 de Fevereiro, a exposição biobibliográca, de carácter itinerante, Guerra Junqueiro, de Freixo para o Mundo.

    Apresentada formalmente em Freixo de Espada à Cinta, esta exposição, organizada pela respectiva Câmara Municipal, em parceria com a Universidade Católica do Porto, e com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, insere-se nos 160 anos do nascimento de Guerra Junqueiro e no âmbito do centenário da República.

    O seu acervo, composto por sete cubos biobibliográficos estribados na intervenção social, cultural e política de Guerra Junqueiro, esteve também recentemente ao dispor do público na Escola Secundária de Ermesinde, onde decorreu uma conferência, objecto de reportagem no jornal “A Voz de Ermesinde”.

    Para além dos pormenores referidos registam-se elementos, a título de comentário, de personalidades e intelectuais contemporâneos do Poeta.

    Também na Secundária de Alfena ocorreu, no passado dia 10, uma conferência presidida por José Lello (Livraria Lello e Editora Lello&Irmão ), que abordou a ligação de Guerra Junqueiro à sua editora de sempre.

    Além das Escolas Secundárias de Ermesinde e Alfena recorde-se que a presente exposição já esteve patente na Universidade Católica do Porto, tendo transitado posteriormente para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa (que contou com a presença da ministra da Educação), Fundação Marquês de Pombal, em Oeiras, e Escola Superior de Educação de Bragança, estando perspectivada a sua deslocação à Universidade de Salamanca.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].