Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    O sucesso das distribuições de Linux no Brasil (1)

    Se em Portugal, o sistema operativo GNU/Linux acabou por ganhar alguma expressão apenas com a introdução do Caixa Mágica no programa das TIC, embora na prática o mundo passasse ao lado, e para além do Caixa Mágica (ver texto na número anterior de “A Voz de Ermesinde”), se conheçam muito poucas distribuições portuguesas – só lembramos a Alinex (baseada na LinEx apoiada pela Junta da Extremadura espanhola), e a Paipix (baseada em Debian), para além de algumas derivações localizadas de Ubuntu, já o mesmo não se pode dizer do panorama brasileiro, onde despontam cerca de duas dezenas de distribuições, algumas delas reconhecidas internacionalmente.

    São brasileiras, por exemplo, as seguintes: Big Linux, Dizinha, Dreamlinux, Dual O/S, Ekaaty, Famelix, Fenix, Goblinx, Gobolinux, Kalango, Kurumin, Libertas, Librix, Litrix, Mothux, Muriqui, Poseidon, ProLinux, Resolunix, Satux, Tupiserver, Tutoo, podendo ainda considerar-se em parte, o caso da Mandriva, pois uma das suas origens foi a Conectiva brasileira e a companhia tem escritórios ainda hoje, nos Estados Unidos e França, mas também no Brasil.

    Apresentamos aqui as principais distribuições brasileiras, na sua própria expressão, ainda mais interessantes para nós quando se generalizar, como o será em breve, o uso da escrita ao abrigo do novo acordo ortográfico.

    Note-se todavia, que o “idioma informático” brasileiro contém um léxico com diferenças notórias relativamente ao português europeu. LC

    Distribuições de Linux

    com origem no Brasil - 1ª parte

    Big Linux

    O Big Linux é uma solução completa em informática com foco principal no uso em desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza.

    Com a versão 3.0 foi atingido um novo patamar em qualidade e usabilidade, tornando muito simples o uso do sistema por pessoas que nunca utilizaram um sistema Linux ou mesmo que estão a iniciar o contacto com computadores.

    Site: http://www.biglinux.com.br/html/

    Dizinha

    A Dizinha Linux é uma das primeiras distribuições de Linux baseadas no Kurumin Linux. Criada por "Lame_Duck", esta distribuição tem como atractivo a possibilidade de correr em máquinas antigas, com processadores como Pentium 100 e até 16 MB de RAM. Possui gerenciadores de janelas simples, e aplicações leves para os utilizadores que possuem PCs sem muito poder de processamento.

    Utilizando ferramentas do próprio Debian, a Dizinha Linux é de tão fácil utilização quanto outras distribuições baseadas em Debian.

    Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux

    DreamLinux

    DreamLinux é um moderno sistema Linux que pode ser executado directamente a partir do CD e opcionalmente ser facilmente instalado no seu HD. A distro vem com uma selecção das melhores aplicações desenhadas para satisfazer grande parte das suas necessidades diárias. O DreamLinux é baseado no Debian e Morphix, o que significa que tira vantagens das suas melhores características e acrescenta as suas próprias ferramentas de desenvolvimento.

    Sendo um sistema modular, DreamLinux permite-lhe adicionar novos módulos compreendendo sas uas aplicações preferenciais e construir uma nova distro que atenda às suas necessidades, através da sua revolucionária ferramenta MKDistro.

    Site: http://www.dreamlinux.com.br

    Dual O/S

    Dual O/S é um sistema operativo completo e amigável. Feito para ser instalado em equipamentos novos ou antigos que necessitem de actualização ou estejam sem licença de sistema operativo. Em caso de dúvida basta accionar o suporte técnico, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, por e-mail, MSN ou telefone e resolver na hora a sua dúvida.

    O Dual O/S é acompanhado ainda da Dual Training Alive (DTA), ferramenta que permite visualizar e executar de forma simples e tutoriada qualquer passo necessário para o uso do sistema e de suas aplicações. Além disso, todos os softwares são actualizados automaticamente por 12 meses, garantindo a segurança e o melhor funcionamento do seu PC.

    Site: http://www.dual-softwares.com/dual_os.htm

    Ekaaty

    O projecto Ekaaty é um sistema operativo livre, seguro e amigável baseado no Linux. O Projeto Ekaaty enfoca o uso em desktops, provendo uma versão mais leve do sistema, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina.

    Lançado sob a GPL, ou "General Public License", que o classifica sob a categoria de Software de Código Aberto (OSS), melhor conhecido como Software Livre. Dessa maneira os utilizadores podem ter liberdade de modificar e redistribuir o software com o seu código-fonte e uma cópia da licença, possibilitando a uma comunidade internacional de desenvolvedores a oportunidade de melhorar e inovar o sistema operativo.

    Site: http://www.ekaaty.com.br/wiki/

    NOTA: Fonte: http://www.vivaolinux.com.br

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].