Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2011

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL - FASES FINAIS DOS CAMPEONATOS DISTRITAIS DE JUNIORES E CADETES FEMININOS

    Propagandistas falham títulos distritais mas passam às fases nacionais

    Foto CPN/BASQUETEBL
    Foto CPN/BASQUETEBL
    Falhou-se um objectivo mas cumpriu-se outro, os títulos distritais não foram alcançados mas, em compensação, a presença nas fases nacionais está garantida. Estes foram factos consumados pelo basquetebol do CPN nesta segunda quinzena de Janeiro durante as fases finais dos campeonatos distritais de juniores e cadetes femininos em que o emblema de Ermesinde, como é hábito, marcou presença.

    No primeiro escalão a equipa cepeenista ficou às portas do ceptro, o mesmo é dizer quedou--se pelo 2º lugar, atrás do Académico do Porto, que assim revalidou o título conquistado na temporada passada.

    Ocorrida a 21, 22 e 23 de Janeiro no Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde, a dita fase final começou com dificuldades inesperadas para os dois grandes favoritos ao título, o CPN e o Académico. As primeiras só no prolongamento venceriam, por 43-42, o FC Porto na sequência de uma exibição que ficou aquém do esperado em termos de basket patenteado, enquanto que as academistas superariam um aguerrido Coimbrões por 60-53. Na jornada seguinte o CPN defrontou precisamente o Coimbrões (partida da imagem) num encontro pautado pelo equilíbrio, o que obrigou as propagandistas a colocar em campo o seu espírito lutador para vencer a contenda por 69--56. No duelo portuense o Académico esmagou os “dragões” por 68-34.

    Face aos resultados verificados o jogo da derradeira jornada entre Académico do Porto e CPN assumia contornos de verdadeira final, pois quem vencesse sagrava-se campeão. E à semelhança do demonstrado na véspera as ermesindenses lutaram com todas as suas armas, indo buscar forças onde não elas exisitiam, numa partida pautada pelo equilíbrio que terminaria com a vitória do Académico por 50-43. Um resultado onde foram determinantes os dois triplos convertidos pelas academistas nos minutos finais, numa altura em que as propagandistas se aproximavam – no marcador – com perigo das portuenses. No 3º lugar desta fase final ficou o Coimbrões, fruto da vitória (60-33) sem quaisquer grau de dificuldade diante do FC Porto no último dia de competição.

    Na sequência do trabalho colectivo exibido na fase final o CPN colocaria três atletas suas no “5 ideal” da prova, nomeadamente Joana Jesus, Catarina Viera e Inês Pinto, que fizeram companhia a Melissa Pereira e Joana Cruz, ambas do Académico.

    CADETES

    DÃO LUTA

    AOS FAVORITOS

    No fim-de-semana anterior, mais concretamente a 14, 15 e 16 de Janeiro o CPN marcou presença na fase final do Campeonato Distrital de cadetes, evento que decorreu no Pavilhão Municipal de Coimbrões.

    A turma ermesidense esteve a um bom nível e a prova disso é que obrigou os favoritos Coimbrões e Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo a aplicarem-se a fundo para conseguirem sair vitoriosos.

    Na 1ª jornada, ante a equipa que jogava em casa, o CPN “roeu” os calcanhares às jogadoras que no término desta fase final haveriam de se consagrar como as novas campeãs distritais da categoria, conforme traduz o resultado final de 58-45 a favor das gaienses.

    Na jornada seguinte foi a vez do Núcleo Cultural e Recreativo Valongo ter de arregaçar as mangas para levar de vencida as vizinhas cepeenistas, as quais inclusive sairam para o intervalo a vencer por 23-21.

    Contudo, um 3º período demolidor das valonguenses acabou por deitar por terras as aspirações do combinado da nossa freguesia que mesmo não tendo virado a cara à luta acabaria derrotado por 35-51.

    Diante do FC Porto, no derradeiro dia de competição, o CPN viu-se desfalcado de cinco atletas, factor que pesou imenso na balança conforme explica o resultado muito desfavorável de 37-63.

    Mesmo ocupando o 4º e último lugar da fase final as cadetes propagandistas alcançaram o apuramento para a Taça Nacional da categoria e viram ainda a sua jogadora Sofia Moniz integrar o “5 ideal” da competição distrital.

    Por: MB/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].