Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2011

    SECÇÃO: Cultura


    Fórum Cultural de Ermesinde mostra “Volver Paisagem” de Domingos Loureiro

    foto
    O Fórum Cultural de Ermesinde é palco da exposição de pintura “Volver Paisagem”, da autoria de Domingos Loureiro, um jovem artista natural do concelho de Valongo.

    A mostra deste autor revela uma nova forma de trabalhar do autor – pintura em vidro – e está patente desde hoje, 15 de Janeiro, com inauguração marcada para as 17h00, até 27 de Março.

    Domingos Loureiro é um jovem artista da geração da primeira década do século XXI, natural do Concelho de Valongo, já com um inquestionável reconhecimento no campo das Artes Plásticas. Licenciado em Belas Artes – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e prestes a concluir o Mestrado em Pintura nessa mesma instituição, Domingos Loureiro é um artista premiado, que já participou em inúmeras exposições, individuais e colectivas, em locais de relevante interesse no seio das Artes Plásticas, como é o caso da Arco (em Madrid), da Arte Lisboa, da Bienal de Vila Nova de Cerveira, do Fórum da Maia, entre outros. Também já expôs no Museu Municipal de Valongo e no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Autor da obra “Arqueologia de um Lugar”, que se encontra no Largo do Centenário, em Valongo, Domingos Loureiro tem ainda trabalhos seus em colecções privadas e públicas, em variados países, nomeadamente Portugal, Espanha, França e Alemanha.

    O trabalho de Domingos Loureiro é inconfundível, assumindo um misto de gravação (escultura) com pintura mais tradicional. O seu trabalho é marcado pela paisagem, que é tratada através da manipulação de imagens e da sua sucessiva gravação por sulcos em superfícies de madeira, que são depois pintadas.

    Para o Fórum Cultural de Ermesinde Domingos Loureiro propõe-nos, desta vez, um projecto de pintura distinto do seu restante trabalho, no qual a madeira dá lugar ao vidro. Agora apenas a temática é mantida – a paisagem. Nas palavras do artista, «a pintura neste projecto nasce do princípio de experimentação pictórica de uma vivência física da Natureza, sendo realizada de modo, aparentemente, expressivo e solto, aproximando-se de um exercício gestual e com interferência do acaso. Só depois de observação atenta, no entanto, se percebe que a sua execução é um processo de grande domínio. O domínio está patente no recurso ao vidro como suporte e na inversão do processo acumulativo de camadas da pintura: a pintura é realizada de trás para a frente, sendo mais visíveis as primeiras camadas do que as últimas, ao contrário do que acontece quando se pinta sobre uma superfície, em que as primeiras camadas são na maioria das vezes completamente cobertas com as camadas sucessivas. Neste processo, a pintura não pode ser retocada, ou sofrer interferências depois de toda a superfície ter sido coberta de tinta». Uma exposição a não perder!

    Por: AVE/GC-CMV

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].