Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2011

    SECÇÃO: Local


    A lepra em Portugal e no Mundo

    O litoral centro do País foi, desde sempre, o mais afectado pela doença da lepra. Foi nessa região que se construiu o Hospital Rovisco Pais, na Tocha, Cantanhede, para cuidar dos leprosos. Actualmente, a doença não representa qualquer problema de saúde pública em Portugal, estimando-se em algumas centenas o número de leprosos e ex-leprosos nascidos no País.

    No entanto, continuam a verificar-se novos casos devido à presença de pessoas oriundas de países endémicos. Segundo os últimos números oficiais, há no mundo entre 5 e 10 milhões de leprosos a receber tratamento e aparecem 400 a 500 mil novos casos de lepra por ano. Isto deve-se à pobreza, desnutrição, falta de água potável e ausência de higiene. Há múltiplas organizações não governamentais que, inspirando-se na mensagem de Raoul Follereau, desenvolvem acções de tratamento e cura de leprosos por todo o mundo.

    Em Portugal, existe a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF) a qual colabora com ajuda material e social, ao mesmo tempo que acompanha os casos mais urgentes e de maior necessidade, tanto nacionais como estrangeiros.

    A acção desta associação não se limita a Portugal, financiando cerca de 100 projectos em África, América e Ásia no valor aproximado de 900 mil euros. Os projectos privilegiam o tratamento, cura e reinserção de leprosos, a educação para a saúde, a formação de técnicos de saúde, a compra de material médico e a construção e equipamento de centros de saúde.

    Fonte:

    Revista “Além-Mar” (Missionários Combonianos)

    APARF_ Grupo Local de Ermesinde

    [email protected]“Largo da Igreja, 66

    4445 Ermesinde

    http://aparf-grupolocaldeermesinde.blogspot.com/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].