Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    Concurso Internacional de BD de Lucerna – 20ª edição

    O Fumetto Comics Contest - Festival International de la BD Lucerne alberga um concurso de Banda Desenhada anual. Este concurso permite que jovens desenhadores e ilustradores possam apresentar os seus trabalhos a um júri profissional. Os trabalhos serão depois apresentados ao público numa exposição a realizar durante o festival. O tema deste ano é Energia.

    LOUSTAL
    LOUSTAL

    CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

    Prazo: 17 de Janeiro, 2011 (data do carimbo dos correios).

    Tamanho: formato A4 ou A3 (outros formatos não serão considerados).

    Só Banda Desenhada, por favor não enviar cartoons ou trabalhos digitais.

    Rotulagem: Por favor, adicionar o nome, o endereço exacto, número de telefone, endereço de e-mail e data de nascimento no verso de cada página apresentada.

    Número de páginas: máximo 4 páginas (apenas uma história).

    Embalagem: envelopes rígidos apenas. Franquias válidas: selos postais para os desenhadores que vivem na Suíça, uma nota de 5 euros para os desenhadores que vivem no exterior. Por favor, colocar os selos postais no valor suficiente para que os desenhos possam ser devolvidos pelo correio. No caso de porte insuficiente, os desenhos não serão devolvidos e serão mantidos por um ano.

    Categorias: Categoria 1: A partir de 18 anos / Categoria 2: 13 a 17 anos / Categoria 3: Até 12 anos. Classes: Obrigatório anexar uma lista com os nomes dos alunos participantes (ver rótulo), especificando a categoria.

    O JÚRI 2011

    Rene Fuhrimann, animador sócio-cultural, Lucerna; Andreas Gefe, desenhador e ilustrador, Zurique; Duscha Kistler, historiadora de arte e directora do Fantoche Festival Internacional de Cinema de Animação, Zurique; Robi Müller, organizador, Lucerna, Zurique; Sabine Witkowski, redactora do “Carlsen Verlag”, Hamburgo.

    EXPOSIÇÃO

    Entre os trabalhos apresentados, o júri seleccionará as quarenta BDs que formar a exposição do festival Fumetto. Os outros trabalhos serão apresentados em pastas.

    ENTREGA DOS PRÉMIOS

    A cerimónia de apresentação dos prémios será realizada sexta-feira, dia 8 de Abril de 2011. Os vencedores receberão os seus prémios na presença do júri.

    OS PRÉMIOS

    O júri atribui três prémios em cada categoria e um prémio de melhor argumento.

    Os visitantes do Festival irão votar o "Prémio do Público".

    O valor total do prémio é de 5 000 francos suíços. Os prémios são atribuídos em dinheiro e bens na mesma quantia.

    Os desenhos devem ser enviados para Concurso Fumetto Comics, PO Box 5163, CH-6000 Lucerne 5.

    OUTRAS

    CONDIÇÕES

    A organização do festival Fumetto não assume nenhuma responsabilidade por perdas ou danos das obras apresentadas. Salvo disposição em contrário por parte dos participantes, o festival Fumetto reserva-se o direito de utilizar os trabalhos para publicação na imprensa, para sua própria propaganda e para reprodução com vista a uma exposição itinerante. Os endereços dos desenhadores podem ser divulgados, salvo expressa indicação em contrário.

    Mais informações em http://www.fumetto.ch/index.cfm

    EXPOSIÇÕES

    DE OUTROS AUTORES

    Juntamente com a exposição do concurso, o festival Fumetto mostra ao público várias exposições, estando este ano representadas obras de Daniel Clowes (EUA), um dos mais importantes desenhadores norte-americanos, autor de “Eigthball” ou “Ghost World”; Loustal (França), um dos mais populares quadrinistas franceses, cujo estilo foi muito influenciado pelas suas grandes viagens a países de muitas culturas, especialmente a África; Atak (Alemanha), que ficou célebre pelos seus graffitis em Berlim Leste com o pseudónio Atak há vinte anos atrás (o seu nome é Hans-Georg Barber); Blu (Itália), um dos mais inovadores artistas de rua com um estilo figurativo muito próprio e obra em muitos murais; Misaki Kawai (Japão), cuja percepção do mundo é mais crucial para a artista do que a técnica, ela grava as suas experiências numa espécie de diário; Brecht Vandenbroucke (Bélgica), que ganhou o 2º Prémio na competição do Fumetto em 2009 e tem continuado, desde então a desenvolver o seu talento; Tommi Musturi (Finlândia), figura importante dos comics finlandeses, editor e cuja obra teve grande impacto em toda uma geração de artistas na Finlândia); e Nine Antico (França), jovem autora, que põe em cena, com originalidade temas conhecidos como autobiografia ou representações da cena alternativa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].