Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2010

    SECÇÃO: Desporto


    Os mais e os menos do desporto do nosso concelho em 2010

    JANEIRO

    3 de Janeiro: Num percurso de 10,5 km, com início junto aos Paços do Concelho, de Valongo, e final nas imediações do parque urbano da nossa freguesia, correu-se a 26ª edição da tradicional Corrida de S. Silvestre de Ermesinde. Uma prova dominada pelos atletas do Maratona a julgar pela classificação final, tanto na variante masculina como na feminina, sendo que na primeira Nuno Costa seria o primeiro a cortar a meta, ao passo que Mónica Rosa ficou com o 1º lugar na segunda variante.

    22/23/24 de Janeiro: O ano não começava nada bem para o CPN. No plano desportivo a equipa de basquetebol de júniores femininos perderia o título distrital no último lance do derradeiro encontro da fase final da competição, ocorrida na Póvoa do Varzim.

    Pior do que isto só o facto do popular emblema ermesindense ter caído numa profunda e duradoura crise directiva na sequência da demissão da Direcção liderada por Augusto Mouta. Os meses que se seguiram seriam de profunda agonia para a família cepeenista.

    29 de Janeiro: Como se já não bastasse a onda de resultados menos bons que vinham sendo por esta altura averbados pela sua equipa sénior o Ermesinde viu a sua sede ser assaltada e vandalizada.

    30 de Janeiro: A Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva escolheu uma vez mais o Fórum Cultural de Ermesinde para levar adiante a sua gala anual de entrega de prémios.

    FEVEREIRO

    6 de Fevereiro: A nau propagandista continuava à deriva. Numa concorrida Assembleia Geral ficaria a descoberto a grave situação financeira do CPN, havendo mesmo quem temesse pela sobrevivência do clube. Na ausência de uma Direcção seria nomeada a primeira de muitas Comissões Administrativas que iriam gerir os destinos cepeenistas até bem perto do final do ano.

    10 de Fevereiro: Vinda de um ano pleno de vitórias, onde se destacavam a Volta a Portugal do Futuro e o Troféu RTP/Município de Valongo, era com expectativas redobradas que a Aluvia/Valongo União Ciclista de Sobrado fazia a sua apresentação oficial com vista à temporada de 2010.

    27 de Fevereiro: As seniores do Clube Desportivo Palmilheira despediam-se do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de andebol feminino no último lugar da competição. 2009/10 seria uma época para esquecer…

    MARÇO

    6 de Março: Um desesperado apelo de ajuda à comunidade ermesindense surgia de uma nova Assembleia Geral do CPN. O clube continuava sem Direcção e pior do que isso os credores começavam a apertar o cerco. O pesadelo ganhava contornos mais drásticos… e por esta altura já poucos acreditavam que o clube conseguisse sobreviver.

    ABRIL

    9 de Abril: A Direcção liderada por José Soeira era reeleita para mais um mandato à frente dos destinos dos Magriços de Ermesinde.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    25 de Abril: O Ermesinde terminava a Série 2 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão com um modesto triunfo caseiro sobre o Zezerense por 2-1. Modesta seria também a classificação final do emblema dos Sonhos na prova: 9º.

    Neste mesmo dia a sede da Casa do Benfica de Ermesinde seria vandalizada, supondo-se que os autores deste lamentável acto tenham sido indivíduos ligados a uma claque organizada do FC Porto a residir na nossa freguesia.

    No âmbito das comemorações do 36º aniversário da “Revolução dos Cravos” a Junta de Freguesia de Ermesinde organizava - juntamente com o Centro de Atletismo de Ermesinde - mais uma Corrida Juvenil “25 de Abril”.

    MAIO

    19 de Maio: O nome de Ermesinde subia ao lugar mais alto do pódio nas finais do Campeonato Nacional de setas da época 2009/10 por intermédio de Ricardo Carvalho, jogador que representa o conjunto do ELEET Team do Café Conquistador da nossa freguesia, o qual se consagrava como o novo campeão nacional da modalidade.

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL

    22/23 de Maio: A viver uma das fases mais conturbadas da sua longa existência o CPN sentia nestes últimos dias de Maio uma lufada de ar fresco com a conquista do Campeonato Nacional da 2ªDivisão de basquetebol de seniores femininos.

    Neste 23 de Maio os Magriços de Ermesinde organizavam com sucesso o seu 6º Convívio de Cicloturismo, evento que contou com a particiapação de cerca de 200 atletas

    30 de Maio: A Academia de Taekwondo de Ermesinde organizava o seu 1º Workshop de Defesa Pessoal.

    JUNHO

    7 de Junho: Estavam encontrados os campeões da versão 2009/10 da cada vez mais popular e competitiva Superliga Bilharsinde. Na 1ª Divisão o ceptro viajava para o salão da Academia Pedro Grilo, ao passo que o título do segundo escalão ficava na posse de uma das equipas dos organizadores desta competição de pool português, o Voxx Club “B”.

    11/12/13 de Junho: O combinado de iniciados femininos do CPN não teve a mesma sorte que o seu congénere sénior, já que na fase final do Nacional de iniciadas – ocorrida na Cruz Quebrada – as jovens cepeenistas não iriam além do 3º lugar final.

    JULHO

    3 de Julho: Desta feita a vitória no Troféu Município de Valongo, em ciclismo, não ficou em casa, como havia ocorrido nas duas anteriores edições. A prova, que em 2010 conheceu a sua 4ª edição, foi ganha pelo algarvio João Pereira, da equipa do CC Tavira.

    SETEMBRO

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    10 de Setembro: Nova Assembleia Geral no CPN (na imagem) para debater e encontrar soluções para a profunda crise que o clube continuava a viver. Uma reunião onde por mais do que uma vez seria sublinhada a necessidade de ser injectado dinheiro fresco nos cofres cepeenistas com vista a uma cada vez mais difícil sobrevivência. Mais uma vez surgiam inúmeros pedidos de ajuda à comunidade local para salvar o CPN.

    18 de Setembro: Era inaugurado o Estádio Municipal de Valongo

    OUTUBRO

    16 de Outubro: Sete anos depois da sua última aparição a União Desportiva e Recreativa da Formiga voltava a sentir as emoções do futebol na sequência da inscrição da sua equipa sénior nos campeonatos amadores da Associação de Futebol do Porto. Com um grupo muito jovem, e por consequência com alguma inexperiência nestas andanças, os formiguenses regressavam neste dia à competição com uma pesada derrota caseira (1-5) diante do Romariz.

    16/17 de Outubro: Se no plano administrativo o cenário continuava negro para o CPN, no desportivo tudo eram rosas. Que o diga a secção de pesca, que nestes dias assegurava a subida à 1ª Divisão Nacional de Clubes.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    17 de Outubro: A Cidade de Valongo recebia a prova final da Taça de Portugal de BTT, na qual marcaram presença cerca de 800 ciclistas. No final David Vaz levava a taça para casa.

    NOVEMBRO

    20 de Novembro: O milagre por fim aconteceu. Depois de 11 meses à deriva, isto é mergulhado numa crise directiva e financeira, eis que o CPN volta a ter motivos para sorrir com a eleição de uma nova Direcção. Elenco directivo que tem em Paulo Sousa – antigo atleta do clube – o seu rosto número um, o qual, juntamente com os seus pares, se propõe - numa entrevista à A Voz de Ermesinde - num futuro muito próximo a fazer do CPN uma instituição maior do que aquilo que já é.

    23/24 de Novembro: A pesca do CPN continuava em alta. Desta feita foi Bruno Silva a conquistar a título regional individual da 2ª Divisão.

    DEZEMBRO

    3/4/5 de Dezembro: Na Feira das Associações o azar voltava a bater à porta do Ermesinde. Por duas ocasiões, em dias diferentes, o stand do clube no certame seria assaltado, tendo os “amigos do alheio” furtado diversas fotografias históricas.

    17/18/19 de Dezembro: Nova maré de azar para o basquetebol propagandista. Na fase final do Campeonato Distrital de Iniciados femininos, realizado no Pavilhão Municipal de Campo (Valongo), o CPN perdia o título no último jogo a sete segundos do final! Parecia sina, depois de as júniores terem perdido - em Janeiro - o Distrital da categoria em cima do apito final era agora a vez das iniciadas provarem o amargo sabor do azar.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    17/18/19/20/21/22/23 de Dezembro: Decorria nos courts da Vila Beatriz a 3ª edição da Ermesinde Tennis Cup, um torneio organizado pelo Clube de Ténis de Ermesinde que contou com a presença de 88 tenistas com idades compreendidas entre os 5 e os 20 anos.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].