Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2010

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Cepeenistas continuam a olhar de muito perto o topo da tabela

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Dois jogos duas vitórias, e mais do que isso a permanência na “caça” pelo lugar mais alto do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de basquetebol em seniores femininos. Foi este o cenário traçado pelo CPN ao longo destas duas últimas semanas na citada prova, tendo o primeiro dos dois triunfos acontecido no dia 20 de Novembro no Estoril, ante a equipa local num duelo alusivo à 4ª jornada, naquela que foi uma reedição da final do Nacional da 2ª Divisão da temporada transacta.

    Como já vem sendo imagem de marca das seniores cepeenistas (na fotografia) ao longo destes primeiros passos da competição, a entrada neste jogo foi traduzida numa atitude de determinação e concentração, começando com uma defesa paciente e compacta hábil a desarmar os lançamentos da turma adversária, ao passo que o ataque conseguia criar lançamentos sem qualquer tipo de pressão contrária. Cenário este que fez com que o 1º período chegasse ao fim com a vantagem das ermesindenses por 22-15.

    Na etapa seguinte o CPN aumentou a pressão defensiva com as suas atletas a saberem ler na perfeição todos os movimentos das adversárias, com a particularidade de as propagandistas terem feito nove (!) roubos de bola ao longo deste período. Quanto ao ataque tudo corria pelo melhor, em especial da linha de três pontos, onde o CPN mostrava ter a mão quente na sequência de quatro lançamentos triplos certeiros. 40-24 a favor das forasteiras era o resultado que o marcador indicava ao intervalo.

    No 3º período o Estoril Basket ainda esboçou uma reacção ao reentrar na quadra com uma defesa a pressionar o campo todo, dificultando assim a saída do CPN para o ataque, tendo desta forma o resultado encurtado para uma diferença de 10 pontos. Altura para Agostinho Pinto pedir um desconto de tempo, o qual trouxe alguma tranquilidade à equipa, tendo o período terminado com a vantagem cepeenista por 49-35.

    No derradeiro período o CPN entrou determinado em não deixar escapar a vitória, colocando o resultado numa diferença de 22 pontos a seu favor quando faltavam jogar seis minutos. Assim sendo, e com a partida praticamente ganha, Agostinho Pinto resolveu dar minutos de jogo a algumas atletas menos utilizadas para que, desta forma, possam angariar a experiência necessária para participar neste tipo de competição. No final 63-46 para o CPN, sendo que a nível individual é de destacar a exibição de Catarina Vieira, com 14 pontos, seis ressaltos, quatro assistências, e três roubos de bola.

    Uma semana mais tarde, no dia 28 mais precisamente, o CPN recebia no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde o Santarém Basket, num confronto que colocava frente a frente duas equipas em situações bem distintas na tabela: as locais vinham de três triunfos consecutivos, ao passo que as escalabitanas ainda não sabiam o que era vencer.

    Uma partida com início confuso, pautado por uma série de erros de parte a parte, e assim sendo, aos quatro minutos o marcador indicava um curtíssimo e pobre 3-0 a favor das locais! Aos poucos estas começaram a impor o seu jogo, ganhando a luta nas tabelas, antecipando-se aos movimentos contrários e saindo a jogar em transições rápidas.

    Tudo isto seria traduzido numa larga vantagem de 21-8 no final do 1º período.

    No período seguinte e mesmo com a reacção da turma sulista, o CPN fez uso da arma do contra-ataque e de uma elevada pressão defensiva que colocaria o resultado ao intervalo em 32-16 a seu favor.

    Ao contrário do que se tinha passado na partida anterior as propagandistas tiveram uma entrada na 2ª parte deste encontro muito abaixo das expectativas, com quatro turnovers nos primeiros ataques, tendo-se disso aproveitado o Santarém Basket para encurtar a distância no marcador. Perante este desnorte Agostinho Pinto pediu de imediato um desconto de tempo, o qual serviu para acordar a equipa cepeenista e colocar algum equilíbrio na partida, tendo este período terminado com o resultado de 43-29 a favor das ermesindenses. O último período foi em tudo semelhante ao anterior, pautado por um jogo confuso de parte a parte derivado, e muito, do cansaço que atletas de ambos os conjuntos começavam a demonstrar.

    Contudo, o CPN soube e bem controlar o rumo dos acontecimentos, acabando por vencer o desafio por uns convincentes 55-42, somando desta forma a sua quarta vitória consecutiva. No plano individual destaque para Inês Pinto, com 12 pontos, 16 ressaltos, seis roubos de bola, e uma assistência.Na tabela o CPN é 6º, com nove pontos, a somente um do líder Colégio do Calvão.

    Por: AVE/CPN

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].