Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    Centenário de Fernando Bento

    Fernando Bento nasceu em Lisboa a 26 de Outubro de 1910. Aos 12 anos publicou os seus primeiros desenhos no jornal O Desportivo, publicação do Liceu Camões.

    Aos 19 anos tirou um curso de Desenho por correspondência da École ABC du Dessin.

    Na década de 30 trabalhou no teatro de revista fazendo cartazes, cenários e figurinos. Apesar de também ter trabalhado em publicidade e ter-se iniciado na pintura, o seu emprego era de em pregado comercial na empresa BP.

    No jornal Os Sports fez desenhos de ciclistas e no Diário de Lisboa de actores.

    É em 1938 que se inicia na Banda Desenhada no suplemento infantil do jornal República. Em 1941 transfere-se para o Pim-Pam-Pum, suplemento do jornal O Século.

    Entre 1941 e 1951 esteve ligado à revista Diabrete. Aí publicou algumas séries cómicas, como por exemplo, Béquinhas, Beiçudo & Barbaças e Diabruras da Prima Zuca.

    Publicou o seu primeiro álbum em 1948: uma adaptação de Adolfo Simões Muller de As Mil e uma Noites, intitulada A Última História de Xerazade.

    Os seus trabalhos no Diabrete abrangem séries cómicas, mas também desenhou histórias realistas, como as adaptações de A Ilha Misteriosa, Matias Sandorf, A Ilha do Tesouro, As Minas de Salomão, As Mil e Uma Noites e as biografias de Luís de Camões, Nuno Álvares Pereira, Serpa Pinto e outros vultos da História portuguesa.

    Em 1952 iniciou a sua participação no Cavaleiro Andante, sucessor do Diabrete com uma adaptação de Beau Geste. Muitas outras histórias se seguiram: O Mistério do Tibet, O Anel da Rainha de Sabá, Quentin Durward, A Torre das Sete Luze, A Jóia do Vice-Rei. Adaptou algumas aventuras de Sherlock Holmes e os clássicos juvenis Emílio e os Detectives e Emílio e os Três Gémeos.

    Em 1973 publicou nA Capital: Um Campeão Chamado Joaquim Agostinho.

    Em 1993 publicou em álbum, com argumento de Jorge Magalhães, o primeiro volume de Regresso à Ilha do Tesouro.

    Fernando Bento faleceu em Lisboa no dia 14 de Setembro de 1996.

    (Recolhido da Wikipedia).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].