Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2010

    SECÇÃO: Desporto


    Valongo já tem estádio municipal e o de Ermesinde está prometido... mas só para daqui a uns dois anos

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Embora ainda sem quaisquer bancadas construídas, com os restantes recintos desportivos (de outras modalidades, como basquetebol, por exemplo) à espera de vez e com falta de espaços para estacionamento capaz, a verdade é que a cidade de Valongo já conta com o seu estádio municipal – uma aspiração velha de doze anos –, o qual foi inaugurado na tarde do passado dia 18 de Setembro pelo presidente da Câmara, Fernando Melo.

    O Estádio Municipal de Valongo, situado acima da zona dos Lagueirões, conta com quatro torres de iluminação que permitem desde já a realização de treinos e jogos nocturnos.

    À cerimónia, presidida pelo autarca, compareceram o vereadores da maioria PSD e os da Coragem de Mudar.

    Segundo a autarquia, «o equipamento é uma clara aposta do Executivo no Desporto, constituindo uma importante componente da estratégia municipal de desenvolvimento do concelho de Valongo».

    No acto da cerimónia oficial de inauguração e descerramento da placa usaram da palavra, muito brevemente, Fernando Coelho, presidente da União Desportiva Valonguense, que agradeceu a construção do estádio, e, mais extensamente, o presidente da edilidade, Fernando Melo que, de qualquer modo remeteu algumas explicações mais aprofundadas para o vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro do Desporto, João Paulo Baltazar.

    Perante a assistência presente à entrada do estádio, Fernando Melo considerou esta inauguração «como um evento muito importante para a cidade de Valongo» e justificou o seu adiamento por vários anos como resultado de uma política de prioridades para o concelho que tinha que resolver primeiro problemas como a falta de água, de uma rede de saneamento capaz, a inexistência de parques de lazer, a construção da biblioteca municipal, a presença de um sucateiro na serra de Santa Justa, etc..

    O investimento no Estádio Municipal de Valongo, estimado em um milhão e oitocentos mil euros, só foi possível após encontrar-se a localização adequada, o terreno ser adquirido, o projecto aprovado, e ter o aval do Instituto do Desporto, justificou ainda o autarca.

    Após o acto oficial da inauguração teve lugar um jogo de futebol do escalão de juvenis entre as equipas do Valonguense e do Paredes.

    Mais tarde realizou-se um encontro das velhas guardas do Futebol Clube do Porto e da União Desportiva Valonguense.

    Mas o programa de animação começou logo de manhã, com um torneio de escolinhas (sub-10) das equipas do concelho, e prolongou-se ainda por outros eventos de natureza não-desportiva pela tarde, como a actuação do Grupo de Dança da Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas. Um porco no espeto também não faltou à inauguração.

    ERMESINDE

    NA LISTA

    DE ESPERA

    foto
    Na conversa logo depois havida por parte da reportagem de “A Voz de Ermesinde” com João Paulo Baltazar, este autarca teve ocasião de salientar que embora a colaboração da União Desportiva Valonguense fosse inestimável, a gestão do estádio era da Câmara, responsável pela programação dos eventos, e a prioridade de uso seria dada às escolas.

    As camadas jovens passariam a realizar aqui os seus jogos.

    Na área desportiva João Paulo Baltazar referiu também os planos próximos de devolução de uma piscina funcional a Alfena e da construção de um pavilhão gimno-desportivo na mesma freguesia (que considerou contudo menos urgente do que este estádio dada a existência de outros pavilhões, embora de instituições particulares, na freguesia. De qualquer modo estas seriam agora as infra-estruturas que adiantou como mais prioritárias.

    Inquirido quanto à cidade de Ermesinde, João Paulo Baltazar declarou que a edilidade iria prosseguir o esforço de requalificação do recinto desportivo dos Montes da Costa e não tinha esquecido o projecto do Estádio Municipal de Ermesinde, que estimava poder por-se em marcha lá para daqui a dois anos.

    Este estádio, a implantar na zona superior de Sonhos, tem o projecto em homologação no Instituto do Desporto e tem como uma das razões do seu atraso o preço considerado exagerado pela Câmara de alguns terrenos que esta pretendeu ali adquirir para a construção do equipamento.

    João Paulo Baltazar abordaria de passagem a situação difícil das principais colectividades desportivas ermesindenses, relativamente às quais declarou compreensão e disponibilidade para o apoio possível da Câmara, tendo salientado como exemplar o esforço de rigor que está a ser feito de momento pela Comissão Administrativa do CPN.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].