Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2010

    SECÇÃO: Cultura


    Ópera, canções e jazz animaram noite ao ar livre

    O tenor Carlos Guilherme e a soprano Inês Soares foram as vozes que, acompanhadas da Orquestra do Norte, no passado dia 24 de Julho puderam ser ouvidas na Noite de Ópera que teve lugar no Parque Urbano de Ermesinde, durante o espectáculo “Ópera Canções e Jazz”, disfrutado ao ar livre, no anfiteatro exterior do parque.

    Sob a batuta do maestro Armando Vidal, Ópera, Canções e Jazz abordou três géneros musicais cruzando as suas linguagens através de duas vozes de formação clássica (Carlos Guilherme e Inês Soares) e uma orquestra sinfónica (Orquestra do Norte). Para além de uma realização que nos ofereceu temas musicais consagrados em cada um dos géneros, permitiu-se uma abordagem inédita com sentido pedagógico, e como tributo a compositores e intérpretes que nos transmitiram esse legado, como Pucinni, Tristão da Silva ou Sara Vauhgan.

    Juntar a ópera, as canções e o jazz foi dar a cada um dos estilos o seu espaço dentro de todos os outros. Uma espécie de mudança que pode ser encarada como um renascimento constante, um resgate e uma renovação que oferece à música uma nova vida. As possibilidades de diálogo do receptor com a obra, no que se refere à interpretação da mensagem nas suas diversas extensões, passam a ser um diferencial da mesma, que oferece uma liquidez maior do que se tradicionalmente interpretadas de forma isolada.

    Foram interpretados trechos das óperas “Pourquoi me reveiller” (Werther/Jules Massenet), “Vesti la giubba” (Paglicci/Ruggero Leoncavallo), “O Mio Babbino Caro” (Gianni Schicchi/Giacomo Puccini) e “Mercè, dilette amici” (Ernani/Giuseppe Verdi), as canções “Queda do Império” (Vitorino), “Aquela janela virada para o mar” (Francisco José), “No teu poema” (José Luís Tinoco), “Carvoeiras” (Frederico Valério), e alguns temas de jazz: “Blue Rondo à la Turk” (Dave Brubeck), “Tenderly” (Walter Gross), “The Lady is a tramp” (Richard Rogers/Lorenz Hart), “Black coffee” (Sonny Burke/Paul Francis Webster), “Unforgettable” (Erving Gordon).

    O espectáculo “Ópera, Canções e Jazz” contou com a orquestração de João Camacho, a direcção de orquestra de José Ferreira Lobo e as actuações do tenor Carlos Guilherme e da soprano Inês Soares.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].