Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2010

    SECÇÃO: Desporto


    Krav Maga é a mais recente arte marcial a aparecer em Ermesinde

    Foto RICARDO PINTO
    Foto RICARDO PINTO
    Ermesinde tem desde Março passado uma nova modalidade de defesa pessoal e combate corpo a corpo. Falamos do Krav Maga, um sistema inserido na nossa freguesia pelo instrutor Ricardo Pinto, credenciado em Israel e habilitado a dar este tipo de instrução.

    Segundo este, a modalidade está a ter em Ermesinde tem tido uma boa aderência por parte da população em geral. «Temos alunos de todas as faixas etárias, homens e mulheres, com diferentes objectivos mas todos com um em especial, isto é, aprender a defender-se e a sobreviver a todo o tipo de violencia, e é exactamente isso que se ensina aqui. As técnicas não são feitas para um concurso de beleza ou algo do género, digo isto porque, porque as técnicas que utilizamos não têm floreados, são simples mas eficazes, qualquer pessoa, tenha a estatura fisica que tiver, pode aprender em curtos espaços de tempo a defender-se, o que é uma das grandes vantagens do Krav Maga. É realmente gratificante ouvir os alunos dizerem que se sentem melhor e mais seguros com eles próprios, pois não podemos esquecer que hoje em dia vivemos numa sociedade onde existem altas taxas de violência urbana, onde não é necessário procurar problemas, já que infelizmente eles vêm ter com a pessoa, mais tarde ou mais cedo. Por isso, na minha opinião, penso que todas as pessoas deveriam aprender a defender-se,estar preparadas o mínimo que seja. Aproveito então para convidar todos os interessados/as em experimentar que estejam à vontade para aparecer». E os interessados em aprender esta modalidade poderão fazê-lo no pavilhão do Colégio da Santa Rita, local onde decorrem as aulas ministradas às 3ª e 5ª feiras, das 19h30 às 21h00. Para mais informações está à disposição de todos os interessados o sítio www.kravmaga.pt.

    Mas antes de passar à prática Ricardo Pinto faz aos possíveis interessados em conhecer de perto o Krav Maga uma breve apresentação teórica da modalidade:

    O SISTEMA

    O Israeli Krav-Maga é um sistema israelita de defesa pessoal e combate corpo a corpo. É um sistema completo que inclui defesa pessoal, defesa contra vários tipos de armas, combate em pé e no chão, técnicas de intervenção, retzev, etc.. Foi criado e desenvolvido de forma a ser o mais rapidamente possível assimilado pelos praticantes, facilitando assim a sua aplicação. Imi Lichtenfeld começou por desenvolver este sistema no exército, tendo mais tarde fundado a Israeli Krav Maga Association e iniciado o desenvolvimento e ensino para a população civil em geral. O Israeli Krav Maga é reconhecido pelo Governo Israelita como o principal método de defesa pessoal e de combate em Israel.

    O CONCEITO

    Criado nos anos 30 face à necessidade de protecção da comunidade judaica frente a uma crescente violência anti-semita em Bratislava antes da 2ª Guerra Mundial, este sistema foi desenvolvido em condições reais de violência, primeiro na Europa, e posteriormente no Médio Oriente, na sequência da experiência de lutas de rua e situações de guerra, bem como da experiência desportista de Imi Lichtenfeld (lutador de boxe, wrestling, judo e jiu-jitsu). Assim nasceu o Krav Maga, a cujo desenvolvimento Imi dedicou a sua vida. Ao desenvolver este sistema, a principal preocupação de Imi era a sobrevivência do praticante em qualquer situação.

    O Krav Maga é baseado em instintos e reflexos defensivos naturais. Ter consciência dos riscos, uma preparação adequada, física e mental, é parte integrante do treino.

    O conceito é nunca fazer mais do que o necessário, responder de imediato com movimentos precisos e máxima força. A acção mais importante é a reacção instintiva. É um sistema dinâmico e evolutivo que ensina os seus praticantes a agirem quando tal se verifica necessário. O Krav Maga ensina a pensar e a tomar a atitude certa na altura certa.

    O sistema é de eficácia comprovada em situações de violência de rua. O facto mais importante é que o Krav Maga nos prepara para a ausência de regras numa luta de rua. Se a situação for grave aprende-se que a vítima se deve defender usando todos os meios ao seu alcance para travar o ataque ou o atacante.

    Aprende-se a usar objectos quotidianos como ferramentas de defesa e/ou ataque. Aprende-se a usar o nosso corpo na sua capacidade máxima para repelir um ataque, o que pode implicar ataques a partes vitais do corpo humano. Devido a estas características e princípios, o Krav Maga é um sistema adaptado a situações reais de violência e de defesa pessoal, sendo de salientar a simplicidade e versatilidade da sua aplicação. Este sistema usa o conceito de ‘retzef’, que em hebreu significa ‘movimento contínuo’ para completar a defesa.

    SIMPLES,

    RÁPIDO,

    EFICIENTE...

    O Krav Maga usa sempre os mesmos princípios: simplicidade, rapidez e eficácia, desde a técnica mais básica até à mais avançada. É reconhecido mundialmente pela sua eficácia de desarme e técnicas incapacitantes de controlo do agressor e anulação da ameaça. Imi adaptou o sistema para civis de forma a poder ser útil a pessoas de diferentes estaturas, condição física, sexo, capacidades e idade. Foi criado com o objectivo de facilitar a aquisição rápida mas capaz de técnicas a militares, aplicando-se o mesmo na vertente civil.

    É hoje em dia o sistema oficial de combate e defesa pessoal usado por muitas unidades especiais e forças de segurança um pouco por todo o mundo. Em Portugal, por exemplo é usado, entre outros, pelo Grupo de Operações Especiais, Corpo de Intervenção e Corpo de Segurança Pessoal da Polícia de Segurança Pública.

    TÉCNICAS

    É de se fazer notar que embora muitas técnicas utilizadas no Krav Maga sejam partilhadas e similares a outras artes de combate tais como o boxe ou muay thai (nos movimentos de punhos e técnicas de pernas) ou o jiu-jitsu (para as técnicas de chaves, torções e desarmamentos), o treino e objetivos são bastante diferentes, em que aumenta a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...).

    Mais ainda, o facto de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (protecção da nossa zona genital e dos nossos olhos, por exemplo). O objetivo é ultrapassar rapidamente a situação.

    O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrer nos dias actuais. É colocada muita atenção em factores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários factores externos propícios a causar distracções, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].