Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Anunciado openSUSE 11.3

    O projecto openSUSE anunciou o lançamento da mais recente versão do openSUSE, com suporte para sistemas 32 bits e 64 bits. O openSUSE 11.3 está repleto de novos recursos e actualizações, incluindo SpiderOak, para sincronizar os seus ficheiros através da Internet de graça, o Rosegarden para edição livre dos seus ficheiros, indexação melhorada com Tracker, e actualizações para o Mozilla Firefox e Thunderbird. Entre essas muitas caraterísticas novas, o openSUSE também fornece suporte para netbooks e suporte ao sistema de arquivos Btrfs.

    Fonte: http://wiki.opensuse.org/Portal:11.3

    QNX tem de novo o código fechado

    Em Abril deste ano uma silenciosa mudança foi feita no Foundry27, utilizadores com uma conta myQNX já não conseguiam fazer checkout/update usando os repositórios SVN do QNX e uma vaga página wiki foi criada "detalhando" alguns esclarecimentos sobre licenciamento.

    Parece que isto pode ter acontecido devido à aquisição pela Research In Motion (RIM), mas pode haver outras razões. Primeiramente a QNX queria tornar o desenvolvimento do seu sistema operativo mais "transparente", mas agora está de volta como sistema proprietário e os utilizadores sem permissão de acesso aos seguintes componentes, tal como mencionado em seu site: QNX6 microkernel, espaço de utilizador, bibliotecas, GUI (Photon) e outros aspectos do sistema operativo QNX Neutrino.

    As únicas partes mantidas disponíveis são alguns drivers, a pilha de rede portada do NetBSD e alguns outros projectos comunitários iniciados no Foundry27.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/

    Guia de migração para software livre

    O Centro de Excelência de Software Livre de Castilla-La Mancha (Espanha) publicou um guia de migração para software livre na qual propõe uma metodologia completa para que empresas, utilizdores e profissionais possam migrar para sistemas de software livre. Incluem-se vários exemplos de casos de migração em pequenas e médias empresas com diferentes necessidades.

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/10/07/14/203259.shtml

    OpenSolaris lança ultimato à Oracle

    Como pode ser lido no blog de Ben Rockwood, o OpenSolaris Governing Board (OGB), ou seja, a máxima entidade administrativa da comunidade OpenSolaris, lançou um ultimato à Oracle: ou enviam um representante da companhia para tratar do futuro da comunidade e do desenvolvimento do OpenSolaris antes de 16 de Agosto ou a OGB se autodissolverá e devolverá a gestão da comunidade à Oracle, algo que seria o equivalente a decretar sua morte.

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/10/07/13/1836251.shtml

     

    Outras Notícias

    · A Lei de Linus

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].