Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2010

    SECÇÃO: Especial


    XVII FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    Recapitulando...

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Fernando Melo, o presidente da Câmara de Valongo, esteve mais uma vez presente na inauguração da Feira do Livro do Concelho de Valongo, acompanhado por João Paulo Paulo Baltazar, vice-presidente e vereador com o pelouro da Cultura, pelos vereadores Arnaldo Soares e Maria Trindade Vale, dando assim – e bem –uma nota da importância dada ao evento, e pelo presidente da Junta, Luís Ramalho.

    Nessa noite – como já atrás referimos – destaque para a “visita” dos mais insignes escritores da nossa Literatura, uma representação levada a cabo com muito brilho pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, sob uma ideia da directora da Biblioteca Municipal e técnica mais uma vez responsável pela Feira do Livro, Isaura Marinho.

    Anunciada estava também a presença de Júlio Magalhães e valter hugo mãe, mas nenhum deles marcaria encontro com a feira nesse dia. Destaque ainda para a animação no recinto, a cargo dos Gaiteiros do Nordeste, e para o concerto do grupo de música ligeira Prós e Contras.

    No dia 3, sábado, a literatura para a infância teve o seu primeiro evento, de tarde, com a apresentação do segundo livro da série “As Aventuras do Dragão Napoleão”, com a presença da autora, Eugénia Martins, que é professora na EB 2,3 D. António Ferreira Gomes.

    A apresentação esteve a cargo da editora Lugar da Palvra, a qual apresentou ainda (mas escrevemos por antecipação), no dia de ontem (9 de Julho) o livro de poemas “Na Direcção do Olhar”, de Eduardo Valdrez.

    Mas voltemos ao curso normal da programação. Ainda neste dia 3, e na sequência da IV Conferência de Ermesinde, dedicada a Sophia de Mello Breyner, e por si apresentada, a associação cultural Ágorarte, através da sua Oficina das Letras, organizou um sarau de poesia, ainda dedicado a Sophia, num primeiro momento, mas depois aberto à Poesia em geral e a todos os que nele quisessem participar.

    No dia 4, à tarde, foi a vez da editora Mosaico de Palavras fazer, na feira, o lançamento de dois livros, Fragrância Açucena”, de Fernando Neto, e “Livro da Distância”, de Goretti Dias, com leituras – excelentes – a cargo de Dionísio Dinis.

    O lançamento dos livros foi ainda acompanhado de uns apontamentos de violino pelo holandês Nikola Vassily.

    À noite houve lugar para o fado, na voz de Gisela Afonso.

    Na tarde do dia 5 houve uma oficina com crianças, os Ateliês de Reutilização.

    À noite, novo evento organizado pela editora Mosaico de Palavras, que organizou um sarau de poesia com os seus autores. A apresentação esteve a cargo de Goretti Dias.

    Muitos autores – naturalmente com dotes distintos uns dos outros – leram ali dois ou três dos seus poemas (Jorge Vieira, Odete Luís, Manuela Matos, Dulce Pinho, Armindo Fernandes, Tino Saganho, Constância Nery, Maria Mamede, Irene Lamolinairie, Natália Vale, Santos Silva, Maria Augusta Neves, Fernanda Garcia, Vânia Machado, Alexandre K. Pereira, Deolinda Reis e a própria Elvira Santos, uma das responsáveis da editora, esperando não nos termos esquecido de ninguém).

    foto
    O sérvio Andras Burai, com o seu violino, e Carlos Andrade, com a sua viola e voz e as suas canções abrilhantaram o evento.

    A noite do dia 6 foi marcada pela apresentação do livro “O Meu Povo em Gente”, de que falamos mais à frente, a propósito da participação de “A Voz de Ermesinde” nesta Feira do Livro. O evento foi organizado pela associação cultural Ágorarte que, mais uma vez esteve presente na feira com um pavilhão próprio.

    Em texto à parte referimos a participação do entertainer Ricardo Marques, que esteve presente na feira na tarde do dia 7. Nessa noite houve concerto pelo grupo de música ligeira U’Go Covers Band.

    À hora a que escrevemos, esta foi a programação já cumprida. Daqui para a frente e destacando apenas alguns dos eventos (fora os livros de António Alberto Silva e Eduardo Valdrez, de que falámos noutro lugar, estão previstas as apresentações dos livros “A Maçã Bravo de Esmolfe e a Lagarta Jeremias”, de Helena Magalhães, “O Encanto das Palavras e das Cores”, de Adélia Pires, na tarde de hoje, dia 10, e de “Heróis à Moda do Porto”, de João Carlos Brito, ainda hoje, mas já à noite.

    Para a tarde do último dia, o 1º Encontro de Jovens Autores do Concelho, com a presença prevista de Joana Silva, Diana Miriam Dias, Rita Coelho, Marta Baptista e Patrícia Lina (por isso melhor seria jovens autoras). Eugénia Martins será moderadora.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].