Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    As novidades no Debian GNU/Linux 5.0 – Lenny (2)

    Esta nova versão do Debian vem com muito mais software que o seu predecessor etch; a distribuição inclui mais de 7 700 novos pacotes de um total de mais de 23 200 pacotes. A maioria do software na distribuição foi actualizado: mais de 13 400 pacotes de software (isto é 72% de todos os pacotes no etch). Além disso, um número significativo de pacotes (mais de 3 100, 17% dos pacotes no etch) foram, por várias razões, removidos da distribuição. Você não verá actualizações para estes pacotes e eles serão marcados como 'obsoletos' nas interfaces de gerenciamento de pacotes.

    foto
    Melhorias

    do sistema

    Foram feitas várias mudanças na distribuição que beneficiarão novas instalações do lenny, mas podem não ser automaticamente aplicadas nas actualizações a partir do etch. Esta secção dá uma visão geral sobre as mudanças mais relevantes.

    • SELinux na prioridade padrão (standard), mas não habilitado por padrão – os pacotes necessários para o suporte ao SELinux (Security-Enhanced Linux) foram promovidos para a prioridade standard. Isto significa que eles serão instalados por padrão durante novas instalações. Para sistemas já instalados, você pode instalar o SELinux usando: # aptitude install selinux-basics.

    Note-se que o suporte ao SELinux não é habilitado por padrão. Informações sobre a configuração e activação do SELinux podem ser encontradas no Wiki do Debian.

    • Novo daemon syslog padrão – o pacote rsyslog assume como daemon padrão para logs do kernel e do sistema no Debian 5.0, substituindo o syslogd e o klogd. Com as regras padrão de log, ele pode ser usado como um substituto directo; se você possui regras personalizadas, você deverá migrá--las para o novo arquivo de configuração, /etc/rsyslog.conf.

    Utilizadores actualizando a partir do etch precisam de instalar o rsyslog e remover o sysklogd manualmente. O daemon syslog padrão não é substituído automaticamente na actualização para o lenny.

    • Melhor suporte a UTF-8 – Várias aplicações serão configuradas para usar UTF-8 por padrão ou terão melhor suporte a UTF-8. Veja a página http://wiki.debian.org/UTF8BrokenApps sobre aplicações que ainda têm dificuldades em lidar com UTF-8.

    O Wiki do Debian possui algumas informações adicionais sobre mudanças entre o etch e o lenny.

    Debian

    Live

    A partir do lenny, o Debian fornece sistemas “Live” oficiais para as arquitecturas amd64 e i386.

    Um sistema Debian Live é um sistema Debian que pode ser inicializado directamente a partir de médias removíveis (CD-ROMs, DVDs, pen-drives USB) ou a partir de outro computador através da rede, sem a necessidade de instalação. As imagens são produzidas por uma ferramenta chamada live-helper, que pode ser facilmente usada para criar imagens “live” personalizadas. Mais informações sobre o projecto Debian Live podem ser encontradas em http://debian-live.alioth.debian.org/.

    Grandes mudanças

    relacionadas

    com o kernel

    O Debian GNU/Linux 5.0 vem com o kernel versão 2.6.26 para todas as arquitecturas.

    Tivemos grande mudanças tanto no próprio kernel quando no empacotamento do kernel para o Debian. Algumas dessas mudanças complicaram o processo de actualização e podem, potencialmente, resultar em problemas durante a reinicialização do sistema após a actualização para o lenny. Esta secção dá uma visão geral das mudanças mais importantes; informações sobre como contornar potenciais problemas é incluída nos próximos capítulos.

    Mudanças

    no empacotamento

    do kernel

    • Novo subtipo (flavor) do OpenVZ – o Debian GNU/Linux 5.0 fornece imagens de kernel pré-construídas para o OpenVZ, uma segunda solução de virtualização alternativa ao suporte a Linux-VServer incluído no etch. As vantagens do OpenVZ incluem suporte a migração a quente (live migration) ao custo de uma carga ligeiramente maior.

    Unificação dos pacotes do kernel para x86 – em versões anteriores havia um subtipo especial de kernel para processadores 32-bit AMD Athlon/Duron/Sempron chamado -k7. Esta variante foi abandonada; um único subtipo -686 agora cuida de todos os processadores AMD/Intel/VIA da classe 686.

    Quando possível, pacotes de transição fictícios (“dummy” que dependem dos novos pacotes foram fornecidos em substituição aos pacotes abandonados.

    • Emdebian 1.0 (baseado no Debian GNU/Linux lenny 5.0) – lenny agora contém ferramentas de construção para o Emdebian que permitem que pacotes fonte Debian sejam construídos para outra plataforma (cross-build) e reduzidos para caber em sistemas embarcados ARM.

    A distribuição Emdebian 1.0 contém pacotes ARM pré-construídos em quantidade suficiente para criar sistemas de ficheiros raiz que podem ser personalizados para máquinas específicas e suas variantes. Kernels e módulos de kernel precisam de ser fornecidos separadamente. Suporte para armel e i386 estão em desenvolvimento. Veja a página web do Emdebian para mais informações.

    Suporte

    a netbook

    O Debian agora oferece suporte a netbooks, tais como o Eee PC da Asus. Para o Eee PC, veja o pacote eeepc-acpi-scripts. Além disso, o Debian tem um novo Ambiente Leve de Área de Trabalho X11 (Lightweight X11 Desktop Environment), lxde, que é benéfico para netbooks ou outros computadores com desempenho relativamente baixo.

    Java agora

    no Debian

    O OpenJDK Java Runtime Environment openjdk-6-jre e o Development Kit openjdk-6-jdk, necessários para execução de programas Java GUI e Webstart ou para a construção de tais programas, agora estão no Debian. Os pacotes são construídos usando o suporte a construção do IcedTea e patches do projecto IcedTea.

    Por: Debian.org

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].