Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2010

    SECÇÃO: Local


    Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível

    Numa iniciativa conjunta de 45 países de todo o mundo, envolvendo o sector ferroviário e rodoviário, entidades reguladoras, administração pública, ONG e diversas associações ferroviárias e rodoviárias europeias e internacionais, e contando ainda com o apoio das Nações Unidas e da Comissão Europeia, o dia 22 de Junho foi assinalado como o “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível”.

    Tendo como objectivo a sensibilização da sociedade para esta problemática, o “Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível” põe a ênfase nas medidas educativas, na promoção de um comportamento seguro e na consciencialização dos utilizadores das passagens de nível de que os comportamentos que adoptam são determinantes para evitar os acidentes.

    Em torno da mensagem comum "Nas passagens de nível não arrisque”, foram planeadas inúmeras acções de comunicação à escala mundial: distribuição de folhetos em passagens de nível, nas escolas, nas escolas de condução, afixação de cartazes nas estações ferroviárias, etc.., foram também difundidas mensagens especiais na rádio e na televisão, organizadas sessões de apresentação da iniciativa e conferências de imprensa com os media.

    Como forma de assinalar esta data, e dando continuidade às acções que marcaram o “Dia Europeu para a Segurança em Passagens de Nível”, celebrado em 2009, a Refer promoveu no dia 22 de Junho um evento público, que teve lugar na Sala do Rei, na Estação do Rossio, onde apresentou o balanço de um ano da campanha de sensibilização e segurança “PARE ESCUTE OLHE”, cujos objectivos centrais giravam em torno da prevenção, sensibilização, promoção de comportamentos seguros e envolvimento de diferentes agentes sociais.

    Nesta sessão foram ainda apresentadas as conclusões da Consulta Pública associada ao “Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível”, divulgado em Dezembro do ano passado, instrumento através do qual se procurou partilhar informação, dinamizar a discussão pública e colher contributos, opiniões e sugestões.

    E porque esta é uma preocupação central para a Refer e relativamente à qual foram traçados objectivos de médio e longo prazo, foram igualmente apresentadas as perspectivas para 2010 – 2015, os compromissos a assumir, as medidas a pôr em prática e os desafios a lançar.

    A actuação sistemática nste domínio – considera a empresa – permitiu, nos últimos dez anos, suprimir mais de 1 350 passagens de nível, tendo-se para tal construído cerca de 500 passagens desniveladas e mais de 700 caminhos alternativos, adequando ainda as condições de segurança (reclassificação) em 569 das que subsistem.

    Embora não sendo infra-estruturas que servem o caminho-de-ferro, as passagens de nível têm sido alvo de intervenção quase exclusiva da Refer que, com um investimento de 290 milhões de euros, assegurou 95% das acções.

    No final de 2009 existiam na rede ferroviária em exploração 1 191 passagens de nível (335 automatizadas, 107 guardadas, 461 sem guarda, 161 para uso exclusivo de peões – 24 das quais automatizadas – e 127 de uso particular), a que correspondia uma densidade de 0,42 PN/km de via-férrea, já inferior ao valor de referência europeu.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].