Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    As novidades no Debian GNU/Linux 5.0 – Lenny (1)

    Esta nova versão do Debian vem com muito mais software que o seu predecessor etch; a distribuição inclui mais de 7 700 novos pacotes de um total de mais de 23 200 pacotes. A maioria do software na distribuição foi actualizado: mais de 13 400 pacotes de software (isto é 72% de todos os pacotes no etch). Além disso, um número significativo de pacotes (mais de 3 100, 17% dos pacotes no etch) foram, por várias razões, removidos da distribuição. Você não verá actualizações para estes pacotes e eles serão marcados como 'obsoletos' nas interfaces de gerenciamento de pacotes.

    foto
    Com esta versão, o Debian GNU/Linux actualiza do X.Org 7.1 para o X.Org 7.3.

    Mais uma vez, o Debian GNU/Linux é distribuído com várias aplicações e ambiente de área de trabalho. Entre outros, estão inclusos os ambientes de área de trabalho GNOME 2.22[1], KDE 3.5.10, Xfce 4.4.2 e LXDE 0.3.2.1+svn20080509. Aplicações de produtividade também foram actualizadas, incluindo as suítes de escritório OpenOffice.org 2.4.1 e KOffice 1.6.3, bem como o GNUcash 2.2.6, GNUmeric 1.8.3 e o Abiword 2.6.4.

    Actualizações para outras aplicações de área de trabalho incluem a actualização para o Evolution 2.22.3 e Pidgin 2.4.3 (conhecido anteriormente como Gaim). A suíte Mozilla também foi actualizada: iceweasel (versão 3.0.6) é a versão sem marcas do navegador web Firefox e icedove (versão 2.0.0.19) é a versão sem marcas do cliente de e-mail Thunderbird.

    Actualização

    de aplicações

    Entre vários outros, esta versão também inclui as seguintes actualizações de software:

    Apache 2.2.9, BIND (servidor DNS) 9.5.0, Cherokee (servidor web) 0.7.2, Courier (MTA) 0.60.0, Dia 0.96.1, Ekiga (cliente VoIP) 2.0.12, Exim (servidor e-mail padrão) 4.69, GNU Compiler Collection (Colecção de Compiladores GNU) como compilador padrão 4.3.2, GIMP 2.4.7, a biblioteca GNU C 2.7, lighttpd 1.4.19, maradns 1.3.07.09, MySQL 5.0.51a, OpenLDAP 2.4.11, OpenSSH 5.1p1, PHP 5.2.6, Postfix (MTA) 2.5.5, PostgreSQL 8.3.5, Python 2.5.2, Tomcat 5.5.26.

    A versão oficial do Debian GNU/Linux agora é distribuída em 4 ou 5 DVDs binários ou em 28 a 32 CDs binários (dependendo da arquitectura) e 4 DVDs de fontes ou 28 CDs de fontes. Adicionalmente, há um DVD multi-arch com um subconjunto da versão para as arquitecturas amd64 e i386, juntamente com o código fonte. Pela primeira vez, o Debian GNU/Linux também é lançado em imagens Blu-ray , também para as arquitecturas amd64 e i386 e juntamente com o código fonte.

    O Debian agora oferece suporte ao Linux Standards Base (LSB) versão 3.2. O Debian 4.0 oferecia suporte à versão 3.1.

    Gerenciamento

    de pacotes

    O programa preferido para gerenciamento de pacotes a partir da linha de comando é o aptitude, que é capaz de realizar as mesmas funções de gerenciamento de pacotes que o apt-get e se mostrou melhor na resolução de dependência. Se você ainda está usando o dselect, você deveria mudar para o aptitude como interface oficial para gerenciamento de pacotes.

    Para o lenny um avançado mecanismo de resolução de conflitos foi implementado no aptitude que tentará encontrar a melhor solução se conflitos são detectados devido a mudanças nas dependências entre os pacotes.

    A secção

    proposed-updates

    Todas as mudanças para a versão estável já lançada (e para a 'oldstable') passam por um período de teste antes de serem aceitas nos repositórios. Cada actualização da versão estável (ou 'oldstable') é chamada de actualização pontual. A preparação para actualizações pontuais é feita através do mecanismo proposed-updates.

    Os pacotes podem entrar a área de proposed-updates de duas formas. Primeiro, pacotes com actualizações de segurança adicionadas ao security.debian.org são automaticamente adicionadas ao proposed-updates. Segundo, os desenvolvedores Debian GNU/Linux podem enviar novos pacotes directamente para proposed-updates. A lista actual de pacotes pode ser vista em http://ftp-master.debian.org/proposed-updates.html.

    Se você deseja ajudar a testar as actualizações dos pacotes antes que eles sejam formalmente adicionados ao lançamento pontual, você pode fazê-lo adicionando a secção proposed-updates no seu arquivo sources.list:

    deb http://mirrors.kernel.org/debian lenny-proposed-updates main contrib

    deb-src http://mirrors.kernel.org/debian lenny-proposed-updates main contrib

    A próxima vez que você executar o comando aptitude update, o sistema tomará conhecimento dos pacotes existentes na secção proposed-updates e os levará em consideração quando analisar pacotes para actualizar.

    Este não é um recurso estritamente novo do Debian, mas é um recurso que não foi divulgado anteriormente.

    Por: Debian.org

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].