Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Qt será governada pela comunidade

    No ano passado a Qt Software abriu os repositórios Git da biblioteca Qt, feito que hoje considera de grande êxito, dadas as inúmeras solicitações recebidas para adição de contribuições à Qt e ao Qt Creator. Assim sendo, agora o projecto pensa no próximo passo natural: um governo aberto. O novo modelo considerado é o típico de um projecto de software livre, onde além de colaborar com código os utilizadores podem envolver-se no processo de desenvolvimento e na estrutura de tomada de decisões.

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/10/06/06/1746211.shtml

    Porto nativo do ZFS para Linux

    Funcionários do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (EUA) portaram nativamente o sistema de ficheiros ZFS da Sun/Oracle para Linux. O Linux já tinha um port do ZFS em espaço de utilizador via FUSE, já que incompatibilidades de licença entre CDDL e GPL previnem o ZFS de tornar-se parte do Linux kernel. Este projecto resolve o problema da licença ao distribuir o ZFS como um módulo em separado para o kernel, que os utilizadores terão de descarregar e instalar por conta própria.

    Fontes: http://wiki.github.com/behlendorf/zfs/ e http://www.osnews.com/story/23416/Native_ZFS_Port_for_Linux

    Google muda licença do WebM para BSD

    Quando o Google revelou o seu projeto WebM havia algumas preocupações quanto à sua licença. Esta licença era incompatível com a versão 2 e 3 da GPL e era efectivamente uma nova licença, causando uma confusão desnecessária. O Google agora esclareceu tudo ao trocar para a licença BSD padrão.

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/

    Empresas tecnológicas criam projecto Linaro

    Um grupo de empresas de alta tecnologia, liderado pela ARM, Freescale Semiconductor, IBM, Samsung, ST-Ericsson e Texas Instruments, formou uma organização sem fins lucrativos para promover o uso de software Linux em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

    Para isso a organização, chamada "Linaro", irá desenvolver ferramentas, aplicações, kernel, gráficos e códigos de boot para ajudar as várias distribuições baseadas em Linux - Android, LiMo, MeeGo, Ubuntu e webOS - a trabalharem tão efectivamente quanto possível com os processadores de alta performance e baixo consumo de energia que estes dispositivos requerem.

    O primeiro lançamento está planeado para Novembro deste ano. Proverá optimizações de performance para semicondutores SoC (System-on-Chip) baseados na família de processadores ARM Cortex-A.

    Fonte: http://www.linaro.org

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].