Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Local


    Maio, Mês do Coração – sensibilização para a saúde no meio escolar

    Foto EB23DAFG
    Foto EB23DAFG
    A Escola E.B. 2/3 D. António Ferreira Gomes de Ermesinde, desenvolveu no âmbito da actividade “Maio, Mês do Coração” diversas iniciativas destinadas a todos os elementos da comunidade educativa das escolas do Agrupamento visando, essencialmente, a informação, o esclarecimento e o desenvolvimento de acções que tornem possível o despertar de consciências para a adopção de hábitos e de comportamentos saudáveis.

    Neste sentido, durante a manhã do dia 29 de Maio decorreram várias acções de sensibilização: uma caminhada urbana pelo coração, no fim da qual, e no recinto escolar, os participantes formaram um coração humano, símbolo de um coração saudável. Nesta caminhada, os alunos transportaram quatro faixas “Passadeira de retalhos”, elaboradas em tecido com mensagens alusivas ao tema, cujo contributo resultou de um trabalho conjunto de todas as turmas, docentes e funcionários das escolas do Agrupamento.

    Do programa constou ainda a apresentação de uma coreografia de massas “Flashmob”, uma aula de aerodance aberta à comunidade, momentos musicais de flauta e canto, e actividades rítmicas. Em simultâneo decorreram rastreios de tensão arterial, glicemia e determinação da percentagem de massa gorda. Foram distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção de doenças cardiovasculares fornecidos pela Cruz Vermelha e outros elaborados pelos alunos do 9º Ano.

    Esteve patente uma exposição de cartazes no átrio da escola subordinada ao tema “Maio, Mês do coração”, elaborados pelos alunos do 8º Ano e foi feita uma campanha de sensibilização relativamente ao consumo regular de sopas e frutas, através da construção de uma roda de alimentos de produtos naturais e de uma banca de sopas e frutas, a oferecer a todos os participantes no final da actividade. Foi também facultado um espaço de leitura, com jornais diários e uma mostra de livros da Biblioteca Escolar.

    Esta actividade contou com a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Caixa Geral de Depósitos, Cruz Vermelha (delegação da Maia), Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Valongo e algumas empresas que apoiaram/patrocinaram a actividade.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].