Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-03-2010

    SECÇÃO: Local


    “Eurotopia 2100: Uma Utopia Interactiva”

    Os formandos e formadores da turma FESN-3, do Curso de Educação e Formação de Adultos, do Ensino Recorrente Nocturno, da Escola Secundária de Ermesinde estão a desenvolver um projecto que é pioneiro, a nível europeu, neste regime de ensino, conjuntamente com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    Trata-se de uma participação enquadrada nas actividades de um projecto de investigação alargado “Utopias Literárias e Pensamento Utópico: a Cultura Portuguesa e a Tradição Intelectual do Ocidente III”, sediado no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da FLUP, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/ELT/67788/2006), contando também com o apoio da Utopian Studies Society/Europe e da Reitoria da Universidade do Porto, para além de outras parcerias.

    “Eurotopia 2100: Uma Utopia Interactiva” tem como objectivo convidar os jovens/adultos à reflexão sobre o projecto europeu, abrindo-lhes janelas para o futuro, sobre o ano 2100, podendo estes traçar planos, imaginar soluções e conquistar sonhos; no fundo, imaginar uma Europa a cem anos de distância. Considerando que o tempo reservado para este projecto está programaticamente limitado a 150 horas, decidiram os formandos e formadores optar por imaginar uma cidade da Europa no ano 2100. Assim, e neste momento, os formandos encontram-se no início dos trabalhos, projectando uma cidade utópica nas diversas vertentes: a sua criação/surgimento, localização, história, políticas, quotidiano e novas tecnologias.

    Gostaríamos que no próximo ano lectivo os alunos do Ensino Regular Diurno continuassem esta utopia agora iniciada com os formandos do Ensino Recorrente Nocturno, completando-a e alargando-a, quiçá, a outras cidades, regiões, até à formação de um país utópico. Como a imaginação não tem limites, pretende-se que este projecto, hoje iniciado, seja um trabalho continuado durante vários anos e com múltiplos participantes, a fim de passar de uma utopia de turma a uma utopia de escola: a da Escola Secundária de Ermesinde.

    Finalmente, informa-se ainda que os trabalhos resultantes deste projecto serão apresentados ao público no dia 15 de Maio (sábado) do corrente ano, na Escola Secundária de Valongo, pelas 15h00.

    Por: Olga Trabulo (*)

    (*) Mediadora da turma e dinamizadora do projecto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].