Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    Festival Internacional de BD “Luis Molina” (Blanca)

    A página web da Bedeteca de Lisboa divulga, em permanência, a realização de certames e concursos de Banda Desenhada, dando a conhecer aos autores interessados algumas das propostas em cima da mesa. De momento, e dado que hoje encerrava o prazo de recepção dos trabalhos para uma antologia proposta pela associação Chili com Carne, destacamos, em particular, a proposta do Ayuntamiento de Blanca (zona de Murcia) , que vai levar a cabo mais uma edição do seu certame internacional de Banda Desenhada (3ª edição), em honra de Luis Molina.

    foto
    1. Segundo os organizadores do III Certame Internacional de Banda Desenhada Luis Molina, podem participar neste evento todos os desenhadores, profissionais ou amadores, a nível mundial, sem qualquer tipo de distinção.

    2. Os trabalhos deverão estar escritos em Castelhano, Inglês ou Francês.

    A temática é livre e cada trabalho não poderá ter uma extensão maior do que oito páginas, podendo apresentar-se a cores ou a preto e branco.

    Há liberdade total quanto ao tamanho de apresentação ou as técnicas de criação das obras a concurso.

    Todos os trabalhos deverão ser inéditos.

    3. Todas as obras deverão apresentar-se em suporte de papel e estar acompanhadas de outros suportes electrónicos ou digitais que incluam as mesmas, para assim assegurar uma correcta reprodução no caso de virem a ser seleccionadas.

    Os trabalhos devem entregar-se em sobrescrito fechado, incluindo apenas reproduções de qualidade de cada obra apresentada, fotocópia do documento de identificação do autor e telefone e/ou correio electrónico de contacto.

    4. As obras deverão ser apresentadas ou enviadas por correio para a Câmara Municipal de Blanca. Assim:

    Ayuntamiento de Blanca.

    C/ Anguillara Sabazia nº 7.

    30540 Blanca (Murcia).

    O prazo de apresentação dos trabalhos será até 30 de Junho de 2010.

    Serão aceites todos os trabalhos que contenham a referida data (ou anterior) no carimbo dos correios.

    A abertura dos trabalhos terá lugar durante o mês de Julho de 2010 no Salão Nobre do Ayuntamiento (Câmara Municipal).

    5. Haverá um prémio para a “melhor obra” apresentada, cuja dotação será de 1 500 euros, un segundo prémio, outorgado pela empresa Castilla Reno Ediciones S.A., e que consistirá em 700 euros em livros de BD e um terceiro prémio destinado a premiar o trabalho de um autor local.

    Em nenhum caso os prémios deixarão de ser atribuídos.

    Depois de conhecida a decisão do Júri, o Ayuntamiento de Blanca, solicitará aos autores os originais dos mesmos. Também se seleccionarão outras obras, em número não determinado, que pelo seu excelente trabalho visual e literário, sejam considerados dignos de publicação na revista-catálogo do concurso.

    6. O Júri será formado por representantes do Ayuntamiento de Blanca e por peritos qualificados no mundo da arte sequencial.

    O Júri concederá o prémio e decidirá sobre aspectos não resolvidos nesta base regulamentar, sendo as suas decisões inapeláveis.

    7. As obras premiadas, assim como outras seleccionadas pelo Júri, formarão parte de uma revista, denominada ‘Cauce 21’, que será editada pelo Ayuntamiento de Blanca, se assim o considerar oportuno. Cada autor representado receberá um número indeterminado de exemplares da revista.

    As obras premiadas ficarão em poder do Ayuntamiento de Blanca e serão incluídas nos seus fundos patrimoniais, expondo-se os originais no Museu de Arte do Município. Todas as obras premiadas, em anos sucesivos, e não retiradas depois do prazo estipulado, ficarão à custódia do Ayuntamiento de Blanca como mais un valor patrimonial.

    8. Ao não entregar o autor os originais da obra premiada num prazo mínimo acordado, o prémio passará para outro dos seleccionados pelo Júri e representado na publicação editada.

    9. Ao vencedor e à obra premiada será concedida a maior difusão publicitária e informativa possível.

    10. Os autores não premiados nem seleccionados, serão informados através da cobertura dos meios de difusão e da página web do Ayuntamiento de Blanca: www.blanca.es.

    11. Os autores premiados comprometer--se-ão com a presença na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar no município de Blanca; caso contrário, o Ayuntamiento de Blanca poderá reservar-se o direito de fazer recair o prémio no segundo autor mais votado.

    12. A participação neste concurso implica a total aceitação destas bases.

    Qualquer aspecto não previsto nestas bases regulamentares será resolvido pela Organização ou pelo Júri.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].