Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2010

    SECÇÃO: Local


    Núcleo em Acção de Formação de Protecção Civil

    Estiveram presentes oito elementos do Núcleo da FNA de Ermesinde na 1ª Acção de Formação no âmbito de uma parceria com a ANPC – Autoridade Nacional de Protecção Civil, Comando Distrital.

    Esta acção de formação vem de encontro à vontade de criar uma perfeita articulação entre a ANPC e a FNA, em apoio directo aos agentes de Protecção Civil (Forças Armadas, Bombeiros, Sapadores Florestais, Forças de Segurança, Polícia Municipal, INEM, Centros de Saúde e Cruz Vermelha Portuguesa).

    No 1º dia de formação (30 de Janeiro) foi explicado o funcionamento da ANPC e de que forma a FNA se pode integrar na sua operacionalidade e quais as missões de apoio que se lhe reservam como Entidade Voluntária. Foi feita uma visita guiada às instalações, sendo a Sala de Operações aquela que despertou mais interesse e onde a visita foi mais demorada.

    Para além de Olga Sampaio, da Protecção Civil, engenheira que ministrou a Acção de Formação e é responsável por esta articulação, houve a oportunidade de conhecer e conversar com o comandante distrital, coronel Teixeira Leite, que se mostrou muito agradecido com a disponibilidade da FNA e fez o convite para que esta participasse num grande simulacro a levar a cabo brevemente.

    Após o almoço no Quartel dos Bombeiros Portuenses, realizou-se nas suas instalações uma formação sobre Manuseamento de Extintores. Esta acção foi de grande interesse e empenhamento de todos, sem excepção, e teve o seu ponto alto na prática de abordagem e eliminação de um foco de incêndio numa botija de gás apenas com um dedo!

    A Formação no 2º dia (6 de Fevereiro de manhã), de novo nas instalações da Protecção Civil, foi ministrada por uma equipa de formação da Cruz Vermelha Portuguesa. Os temas foram Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida e, para além da formação teórica exemplificada, todos tiveram a oportunidade de pôr em prática individualmente as manobras aprendidas.

    Esta, que foi a 1ª Acção de Formação desta parceria, foi avaliada no final como de extrema importância, ficando a promessa de que outras se seguirão após realização do simulacro previsto.

    Por: Zé Adriano (*)

    (*) FNA Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].