Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2010

    SECÇÃO: Local


    “Minimizar o preconceito” é o objectivo do grupo “Tabus da Orientação Sexual”

    Grupo de alunas do 12º Ano da ESE dá palestras para esclarecer os preconceitos ligados à orientação sexual.

    No âmbito da disciplina de Área de Projecto, um grupo de alunas do 12º Ano começaram a orientar, em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), uma série de palestras dirigidas às turmas do 8º Ano (numa primeira fase). Nestas palestras, o grupo denominado “Tabus da Orientação Sexual” pretende esclarecer os mais jovens sobre temas ligados à orientação sexual e aos comportamentos e modos de vida.

    Sendo a faixa etária dos 13-14 anos aquela em que se começa a definir a orientação sexual e em que os preconceitos ganham outra relevância, foram os oitavos anos da Escola Secundária de Ermesinde os escolhidos para as primeiras palestras.

    Na primeira parte de cada sessão são esclarecidas as dúvidas sobre a orientação sexual e numa segunda parte os comportamentos e modos de vida (onde se inclui a metrossexualidade e o travestismo, por exemplo). Esta distinção é importante para que não sejam criados preconceitos, baseados em confusões entre a orientação e o comportamento.

    O grupo pretende desenvolver mais o seu projecto, alargando e adaptando as referidas palestras a turmas do Ensino Secundário e a realização de um pedi-paper, sempre com o objectivo de terminar com o preconceito.

    Por: Sara Amaral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].