Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 28-02-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Buzinão contra as portagens na A41

    Na tarde de sexta-feira do passado dia 26 de Fevereiro, e de concerto com iniciativas de luta semelhantes um pouco por todo o Litoral Norte, também no concelho de Valongo, mais concretamente na rotunda da A41 em Alfena (saída para Ermesinde), se pôde assistir a uma ruidosa jornada de luta contra a instalação de portagens nas SCUTs.

    Seriam pouco mais de 18h00 e a generalidade dos condutores de ligeiros e pesados que por ali passavam, unia-se também ao buzinão.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    «Como forma de protesto contra o possível pagamento de portagens nas SCUTs», um grupo de cidadãos de Alfena e Ermesinde decidiu juntar a sua voz (ou melhor, a sua buzina) às dos aderentes dos buzinões convocados para a passada sexta-feira, dia 26, pelas Comissões de Utentes de Aveiro, Esposende/Barcelos, Grande Porto, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vale do Sousa e Viana do Castelo.

    Uma faixa colocada na rotunda alertava os que chegavam para o que se pretendia: «Buzinão contra as portagens na A41» e, na verdade, a generalidade dos que passavam unia-se ao protesto.

    Vários activistas desta luta dirigiam-se às viaturas que se acercavam da rotunda e distribuíam folhetos, assinados pelas Comissões de Utentes referidas, agrupadas na página net www.naoasportagensnasscuts.com.

    Fernando Martins, um dos elementos da, chamemos-lhe assim, sub-comissão de utentes de Alfena, fundamentava as razões do protesto, primeiro porque, na região, muito depauperada, não estariam cumpridas as condições de indicadores sócio-económicos que permitissem aplicar as portagens, depois porque não existiriam alternativas viáveis de circulação que pudessem justificar a instalação das portagens na A41, prejudicando fortemente quer a circulação de privados no local, quer a das empresas situadas à entrada de Alfena, cuja zona industrial seria altamente penalizada.

    Fernando Martins considerava que a instalação de portagens estaria longe de ser uma situação já sem recuo, pois o facto de já terem sido instaladas infra-estruturas destinadas à futura cobragem não era por si uma razão fatal.

    Mas também havia quem, considerando isso um processo já em fase muito avançada, estivesse ali sobretudo para protestar e mostrar o grande desagrado pela decisão que já há muito estaria tomada, mesmo que em incumprimento das promessas governativas, de há cerca de três meses a esta parte, de que não seriam aplicadas as portagens nas SCUTS «localizadas em regiões com indicadores socioeconómicos inferiores à media nacional», precisamente o caso da região em que nos encontramos.

    AS RAZÕES

    foto

    Relativamente ao protesto local, esclareceu Fernando Martins, ele tinha partido, sobretudo, de um grupo de moradores de Alfena, embora houvesse também associados alguns elementos de Ermesinde.

    Questionados sobre que posição tinham recebido das autarquias locais, os membros da sub-comissão de Alfena garantiram que, pelo menos o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Rogério Palhau, compreendia bem as razões do protesto.

    No documento entregue aos condutores das viaturas que circulavam no local, da autoria das referidas Comissões de Utentes de várias zonas do litoral nortenho, podia ler-se, entre outras coisas: «Todos sabemos e sentimos a grave crise económica e social que aqui se vive com o constante encerramento de empresas e o aumento do desemprego e da pobreza.

    Todos sabemos e sentimos que não existem alternativas, que como tal possam ser consideradas, no sistema rodoviário.

    Porque é assim, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações não deu qualquer resposta ao pedido de reunião feito, há quase quatro meses, pelas Comissões de Utentes.

    (...) Este Buzinão descentralizado é um passo, mais um, na luta pela Justiça a que temos direito».

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].