Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Confraria Gastronómica de Ermesinde celebrou poesia, bacalhau e música tradicional

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Em encontro gastronómico realizado no passado dia 12 de Dezembro no restaurante do Parque Urbano, a Confraria Gastronómica de Ermesinde trouxe à cidade para abrilhantar o encontro, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto – NEFUP, que interpretou música tradicional portuguesa.

    O encontro foi desta vez pretexto para um bacalhau com broa, evidentemente acompanhado com poesia e música.

    Os diseurs de serviço foram Amílcar Mendes, Filomena Martins, António Sousa, Maria de Lurdes dos Anjos, António Pinheiro e Antero Monteiro.

    Na música estiveram a guitarra portuguesa de Rocha Ferreira e a guitarra clássica de Manuel Valdrez, também o principal organizador do evento, e as vozes de Catarina Ferreira (música tradicional portuguesa) e do NEFUP. As cantadeiras do NEFUP foram Adriana Costa, Cláudia Bastos, Conceição Aguiar, Fátima Teixeira, Inês Loureiro, Helena Costa, Margarida Luz, Maria do Carmo Pacheco, Paula Silva e Teresa Ruiz.

    Anunciado está já o próximo encontro, dedicado a Zeca Afonso. A Confraria deseja assim juntar-se ao trabalho do projecto “80 Anos de Zeca”, que tem vindo este ano a animar inúmeras iniciativas em memória do grande cantor e criador.

    «Convidámos associações, cooperativas, livrarias, cafés e escolas de Portugal e da Galiza para se juntarem às comemorações (...)», tinha apelado a Associação José Afonso – Núcleo do Norte (AJA-Norte), promotora deste conjunto de celebrações que tem vindo a ocorrer um pouco por todo o lado. A Confraria Gastronómica de Ermesinde decidiu dar o seu sim ao desafio lançado. O encontro terá lugar em Abril.

    Entretanto, a Confraria começou recentemente a publicar um pequeno boletim intitulado “Noz Moscada”, onde se dá conta da programação do grupo.

    A correspondência deverá ser enviada para [email protected].

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].