Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2009

    SECÇÃO: Local


    ESE aborda a importância das Novas Oportunidades

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A Escola Secundária de Ermesinde (ESE) organizou no passado dia 25 de Novembro um colóquio dedicado à temática das Novas Oportunidades (NO). Com a chancela do Centro de Novas Oportunidades da ESE o evento – que decorreu no auditório deste estabelecimento de ensino – contou com a participação de algumas personalidades em representação de entidades que se encontram directamente ligadas a este novo fenómeno das NO, nomedamente Francisca Simões (da Agência Nacional para a Qualificação), Olívia Santos Silva (Direcção Regional de Educação do Norte), e José Manuel Castro (do Instituto de Emprego e Formação Profissional). Destaque ainda para a presença de um ilustre adulto que concluiu recentemente o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), nada mais nada menos do que o titular da baliza da Selecção Nacional de futebol e do Sporting de Braga, Eduardo.

    O director da ESE, Álvaro Pereira, daria as boas vindas aos oradores e à restante plateia que ali se encontrava, lembrando a propósito da temática que ali se iria abordar que a missão da instituição escola é dotar todos os cidadãos de conhecimentos e competências com a finalidade de integra-los na vida social. Acrescentaria ainda que ao aderir à difusão, por assim dizer, das NO a ESE pretendeu combater o baixo nível de escolaridade existente numa parte da população adulta de Ermesinde.

    Passaria seguidamente a palavra aos oradores, os quais “ilustrariam” as suas comunicações com factos que sustentam a importância que as NO têm, e terão, tanto na vida profissional como na vida pessoal de todos aqueles que a elas aderiram ou que pretendam aderirir. Como alguém disse na sala as NO são uma espécie de porta que se abre rumo ao conhecimento.

    Francisca Simões, da ANQ, frisou, entre outros factos, que muito recentemente o número de inscritos nas NO atingiu o milhão, sendo que deste número cerca de 85% foram inscritos nos Centros de Novas Oportunidades, tendo por isso a oradora destacado a importância destas entidades. Ainda no universo dos números sublinharia que desse milhão de inscritos 325 000 já obtiveram o certificado de RVCC. E como as NO são na voz da primeira oradora da tarde um fenómeno cada vez mais dinâmico a ANQ aponta que em 2010 existam já 1 milhão de pessoas certificadas.

    Por sua vez Olívia Santos Silva traria para “cima da mesa” novos dados relevantes, entre outros o facto de que dentro em breve iremos deixar a “Era Industrial” para entrarmos na “Era do Conhecimento”, onde os empregos sem qualificação irão desaparecer para dar lugar a outros onde o conhecimento e a formação serão requisitos obrigatórios.

    Testemunho de grande valor foi igualmente o do futebolista Eduardo, um caso de sucesso recente no desporto nacional, que tal como faz entre os postes das balizas não deixou de agarrar com unhas e dentes a oportunidade de adquirir novas competências e conhecimentos através das NO. «O aparecimento das NO foi como que o concretizar de um sonho para muitas pessoas que tal como eu tiveram de abandonar prematuramente os estudos. Foi uma porta que se abriu para o conhecimento, e pela minha experiência digo que este é um passo que vale muito a pena ser dado para a valorização de cada um de nós», frisou o futebolista. Eduardo, que terminou muito recentemente o processo de RVCC na área de Recursos Humanos, aspira agora a mais altos voos académicos na área em questão.

    A sessão terminaria com a entrega de certificados aos alunos da CNO da ESE que à semelhnaça do guarda-redes da Selecção Nacional concluiram recentemente o processo de RVCC.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].