Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Noite de Ópera no Fórum Cultural de Ermesinde

    Foto ÁLVARO MENDONÇA
    Foto ÁLVARO MENDONÇA
    A tradicional Noite de Ópera que vem sendo incluída ano após ano na agenda cultural da Câmara de Valongo voltou a animar a cidade de Ermesinde, desta vez, no primeiro dia de Agosto.

    Contrariando a ideia de que o canto lírico é um segmento musical para elites, a récita deste ano confirmou uma vez mais uma grande adesão popular.

    Projectado para ser apresentado, como habitualmente, no anfiteatro do lago do Parque Dr. Fernando Melo, o espectáculo teve de ser adaptado e transferido à última hora para o palco do auditório do Fórum Cultural. É que o dia tinha amanhecido frio e chuvoso e assim se manteve ao longo da tarde, o que poderia levar ao cancelamento do programa. A opção dos organizadores, além de acertada, em nada prejudicou a qualidade do espectáculo. Desta vez, a Orquestra do Norte, dirigida pelo seu maestro titular José Ferreira Lobo, apresentou-se com os solistas Elvira Ferreira (soprano), José Manuel Araújo (tenor) e Bruno Pereira (barítono) num extenso e variado repertório que incluiu algumas conhecidas árias de diversas óperas. A emoção provocada pelo sentimento das interpretações dos cantores como pelo suporte orquestral encheu de encantamento o repleto auditório.

    Naquela noite os ouvidos fruíram o prazer da música. De momentos tão intensamente harmónicos como a abertura de Nabucco de Giuseppe Verdi, “O mio babbino caro” de Puccini, “Libiamo Ne Lieti Calici” de “La Traviata” que encerrou o espectáculo, aplaudido de pé durante largos minutos.

    Pelo meio ficaram ainda, entre outras mais, a magia de Don Giovani, de Mozart, o dramatismo de um amor arruinado em “Paglaci” de Ruggero Leoncavallo, ou ainda “Vissi d’Arte” em volta do trágico romance amoroso protagonizado pelo pintor Mario Cavaradossi e pela cantora Flora Tosca que inspirou o título do libreto.

    Por: Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].