Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    299º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa

    Realizou-se no passado dia 7 de Julho o 299º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa, que teve como convidado especial Luís Henriques.

    A Tertúlia dedica actualmente um ciclo à Nova BD Portuguesa, a decorrer permanentemente desde Junho de 1985, e que tem a finalidade de distinguir, com Diploma de Incentivo, gente mais nova da BD, a vários níveis:

    1) Autores jovens em princípio de carreira, mas com obra publicada – embora escassa - quer em fanzines, jornais, revistas ou, eventualmente em álbum (por edição alternativa, seja com apoio autárquico ou de empresa privada, até mesmo em edição de autor).

    2) Autores que, independentemente da sua idade, só começaram a fazer BD em data recente.

    3) Autores que fizeram banda desenhada, de forma esporádica, há uns tantos anos, tendo desistido da BD e optado por diferente actividade (Incentivo de tipo retroactivo).

    4) Autores já com obra significativa, mas demasiado novos para serem homenageados.

    Quanto a Luís Nuno Pinto Henriques (Luís Henriques), nascido em 1973, em Lisboa, é licenciado em Pintura pela FBAUL e mestre em História da Arte (curso obtido na FCSH da UNL). Foi professor do 3° Ciclo e do Secundário, durante mais de uma década. Interrompeu entretanto essa actividade de docente, estando agora afazer o doutoramento (História da Arte) e a trabalhar como ilustrador.

    Tem a seu crédito a ilustração de vários livros, escritos por Rita Taborda Duarte, João Pedro Mésseder e Possidónio Cachapa, mas também ilustrou o conto “O Menino Estrela”, de Óscar Wilde.

    No domínio da Banda Desenhada tem trabalho notável nas obras Tratado de Umbrografia (Devir) e Metrópole Feérica (Tinta da China), ambas sob argumento de José Carlos Femandes, e Babinski, BD baseada no romance O Golem, de G. Meyring, em adaptação literária de José Feitor.

    Ilustrou o prozine Time Life Life Time, da Opuntia Books, de André Lemos, além de colaborações com outras editoras alternativas, como é o caso da Imprensa Canalha.

    Prepara actualmente as ilustrações para o segundo volume de O Que Está Escrito Nas Estrelas, mais uma vez sob textos do prolífico e polifacetado José Carlos Fernandes.

    Fonte: http://kuentro.weblog.com.pt/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].