Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2009

    SECÇÃO: Local


    Título Paul Harris para Jorge Rebelo

    Paul Harris, nascido a 19 de Abril de 1868, foi o fundador «da primeira e mais internacional organização de clubes de prestação de serviços, integrada por profissionais que implementam actividades humanitárias, promovem a ética profissional, a paz e a compreensão mundial».

    Foto ROTARY CLUB DE ERMESINDE
    Foto ROTARY CLUB DE ERMESINDE
    Uma noite foi caminhar com um colega de escritório que parava em todos os estabelecimentos comerciais, cumprimentava os proprietários, conversava com eles sobre a sua semana profissional e a todos apresentou Paul.

    O facto dos clientes se terem tornado amigos pessoais do seu colega nunca mais lhe saiu da cabeça.

    Em Chicago, a 23 de Fevereiro de 1905, Paul, com um comerciante de carvão, um engenheiro de minas e um alfaiate, criou o primeiro clube, sem restrições políticas ou religiosas, onde as relações profissionais se transformariam em amizade.

    Assim, em constante crescimento, nasceu um movimento internacional de prestação de serviço, de que Paul Harris foi o primeiro Presidente.

    Quando faleceu em 27 de Janeiro de 1947, existiam já 6 000 Rotary Clubs em todo o mundo, unidos pelos ideais rotários de companheirismo e prestação de serviços.

    Hoje os rotários são mais de um milhão e duzentos mil, espalhados por mais de trinta e dois mil clubes.

    Sobre o Título Paul Harris diga-se, para facilitar a explicação, que o mesmo é atribuído a quem doar 1 000 dólares à Fundação Rotária do Rotary Internacional.

    Pode fazê-lo um companheiro a título individual, o clube, angariando entre os seus membros os 1 000 dólares, atribuindo o Titulo Paul Harris a um companheiro, e pode fazê-lo qualquer pessoa mesmo não sendo rotária.

    O Rotary Club de Ermesinde entendeu adquiri-Io e atribuí-Io, este ano, ao Companheiro Jorge Rebelo, «pelos anos de dedicação e de permanente empenhamento em cumprir os objectivos de Rotary».

    Esta quantia, que irá juntar-se a muitas outras por esse mundo fora, servirá para patrocinar programas internacionais educativos e humanitários de forma a salvar vidas e promover o bem-estar social.

    Servirá, entre muitos, para subsidiar o Programa de Bolsas Educacionais, reconhecidamente o maior programa patrocinado por uma organização do sector privado.

    Servirá, também, para subsidiar o Programa Pólio Plus, programa que Rotary abraçou para combater até à erradicação a poliomielite.

    Enfim, servirá para que a Fundação Rotária do Rotary Internacional consiga o capital com que executa os seus programas anuais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].