Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    Candidatura do PS inaugurou sede em Valongo

    A candidatura socialista de Afonso Lobão à presidência da Câmara Municipal de Valongo inaugurou a sua sede de campanha em Valongo no passado dia 19.

    Entre os presentes à cerimónia, além, naturalmente de Afonso Lobão, estiveram Francisco Assis, que proferiu numa intervenção inicial, uma breves palavras de elogio ao candidato, e Pedro Baptista, candidato socialista derrotado à presidência da Distrital. Foi também divulgado publicamente o cabeça-de-lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Sobrado, que é Joaquim Silveira.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Francisco Assis começou por invocar a longa amizade com Afonso Lobão e descreveu o momento como o «fim de um ciclo político, com o esgotamento total deste modelo municipal».

    Falou depois da necessidade de integrar o concelho de forma muito afirmativa na Área Metropolitana do Porto. Nos corredores do PS Afonso Lobão esteve sempre presente, garantiu ainda Francisco Assis, sem «nunca se pôr em bicos de pés», «um homem de grande sobriedade» e «grande perseverança».

    Assis falou ainda do momento de amargura socialista, com a derrota nas Europeias, mas «umas vezes ganha-se, umas vezes perde--se». E acrescentou ainda que os socialistas não mudavam de opinião acerca das coisas fundamentais.

    Terminou voltado para o cabeça-de-lista do PS: «O seu destino vai ser o de ser presidente da Câmara».

    Seguiu-se-lhe o discurso do candidato.

    CANDIDATO

    MODERADO

    foto
    Afonso Lobão começou também por se referir ao fim de um ciclo político. E a «uma Câmara cansada, parada no tempo, paralisada na obra e nos projectos, esquecida de ideias, incapaz de pensar e agir». Anunciou depois a disponibilidade para fazer a mudança, «de uma forma moderada, responsável e credível».

    Avisando dos tempos de crise que iam tornar a vida ainda mais difícil, Afonso Lobão defendeu «um concelho com coesão social».

    Referiu o estado de degradação dos bairros sociais, defendeu uma associação empresarial forte, o apoio da Câmara à terceira idade e ao desporto, e denunciou: «Agora andam por aí a oferecer tudo à última hora. Vão aparecer maquetes de projectos apresentados em campanhas eleitorais anteriores. Neste momento estão a limpar-lhe[s] o pó...». Prometeu um Parque Desportivo Municipal e «um relvado sintético» em cada freguesia. Prometeu ouvir as pessoas, e denunciou o recente concurso (chumbado posteriormente em Assembleia Municipal) da recolha dos lixos. Prometeu tratar com equidade as freguesias, referiu o propósito de trazer o metro a Valongo e defendeu a criação da zona protegida de Santa Justa e a requalificação dos rios Ferreira e Leça. E apelou, por fim, a que a população de Valongo e os seus apoiantes lhe fizessem chegar as ideias para o programa eleitoral, que o candidato desejava «participado, moderno e desejavelmente metropolitano».

    A inauguração foi ainda abrilhantada com a participação de um entertainer que realizou várias imitações e efeitos sonoros para gáudio da assistência que, em dia de grande canícula, era menor do que no lançamento oficial da candidatura. Mas o evento tinha também uma abrangência mais local.

    No decurso da quinzena, Afonso Lobão tinha ainda prometido uma Loja do Cidadão em Ermesinde, realizado várias acções de porta a porta e realizado um almoço com ferroviários.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].